Notícias
Nota de solidariedade ao prof. Emídio Cantídio
Nota de Solidariedade ao PROF. EMÍDIO CANTÍDIO DE OLIVEIRA FILHO
Diretor de Programas e Bolsas no País – DPB
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Nós – presidente e diretores da CAPES abaixo assinados-, manifestamos nossa irrestrita solidariedade ao colega Prof. Emídio Cantídio no momento de sua saída da Diretoria de Programas e Bolsas no País – DPB, causada por reportagem com o indisfarçado propósito de manchar a imagem de um gestor íntegro e competente e, por conseguinte, da instituição à qual servia.
A contribuição à educação, pesquisa e tecnologia do Prof. Emídio à Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, como docente e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e depois Reitor por oito anos, foi ampliada ao país, por seu altruísmo e capacidade, quando presidiu a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES.
Na Diretoria de Programas e Bolsas no País – DPB/CAPES, desde 2007, suas relevantes ações para melhoria e consolidação da pós-graduação foram reconhecidas pelos vários títulos de Doutor Honoris Causa com que foi agraciado por respeitadas universidades do Brasil. De seu extraordinário trabalho na DPB, citamos apenas três notáveis ações: aumento de mais de 100% do número de bolsas de mestrado e doutorado de 2007 a 2010; aporte inédito de recursos financeiros à pós-graduação por meio do Programa Pró-Equipamentos; e o notável incremento do Portal de Periódicos, referência mundial de consulta eletrônica a revistas e bases científicas internacionais nas mais diversas áreas do conhecimento.
Com prejuízo da própria saúde, a atuação do Prof. Emídio, à frente da Diretoria responsável pela aplicação de 65% dos recursos gerenciados pela CAPES, foi sempre marcada pela lisura e ética, além da consistente atitude de diálogo franco e parceria com a comunidade acadêmica.
Lamentamos não mais contar na diretoria da CAPES com a ajuda do colega competente, solidário e sempre disposto a ajudar em qualquer situação, mesmo que afeta a outros setores. Lamentamos quando a burocracia, muitas vezes, macula a aplicação de recursos financeiros em projetos de pesquisa ou os torna inviáveis. Lamentamos que a difícil função de gestor público, já minuciosamente controlada pelos órgãos específicos, seja hoje tão insidiosamente exposta por razões políticas menores. Por outro lado, colocamo-nos ao lado do colega e amigo Emídio em todas as ações que pretenda conduzir, em que, com certeza, terá o sucesso que merece e sempre alcançou.
JORGE ALMEIDA GUIMARÃES
Presidente
CARMEN MOREIRA DE CASTRO NEVES
Diretora de Formação de Professores da Educação Básica
FABIO DE PAIVA VAZ
Diretor de Gestão
JOÃO CARLOS TEATINI DE SOUZA CLÍMACO
Diretor de Educação a Distância
LIVIO AMARAL
Diretor de Avaliação
MARCIO DE CASTRO SILVA FILHO
Diretor de Relações Internacionais
SERGIO DA COSTA CÔRTES
Diretor de Tecnologia da Informação