Notícias
PODCAST
No PodCAPES: País está mais preparado para enfrentar o Mpox
O episódio do PodCAPES publicado nesta sexta-feira, 30 de agosto, trará esclarecimentos sobre a Monkeypox, ou Mpox, como ficou conhecido o vírus que causa erupções na pele e sintomas parecidos ao da gripe. Clarissa Damaso, professora e virologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) explica que não há motivo para pânico, “o País está mais preparado para enfrentar o Mpox”.
Clarissa menciona que, em 2024, com cerca de 800 casos, a situação é muito menor do que a vivida pelo país em 2022, quando foram registrados mais de 10 mil casos. Segundo ela, a experiência adquirida naquele ano foi fundamental para que o sistema de saúde estivesse mais preparado para enfrentar o problema atualmente.
Nas últimas semanas, o País registrou um aumento no número de pessoas infectadas com o vírus, o que acendeu um alerta nas autoridades brasileiras. Órgãos como o Ministério da Saúde e a Anvisa montaram comitês de acompanhamento da situação e passaram a orientar a população e os agentes de saúde.
Além dessas informações, a virologista especialista em Mpox discutirá as diferenças entre os tipos de vírus presentes no Brasil e na República Democrática do Congo, incluindo como o contágio pode variar entre eles. Ela também abordará os sintomas, quando procurar um médico e a importância de verificar a veracidade das informações.
Esta e todas as edições do PodCAPES estão no YouTube, Spotify, Amazon Music e Google Cast. Ouvintes que queiram participar trazendo dúvidas, sugestões de pauta ou contando suas experiências com a CAPES, podem enviar e-mail para mailto:podcapes@capes.gov.br.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES