Notícias
No Fórum Mundial da Água, CAPES discute financiamento a pesquisas
Nesta quarta-feira, 21, o diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Geraldo Nunes, participou do 8º Fórum Mundial da Água . Nunes integrou o grupo "Financiamento continuado para pesquisas sobre água", que discutiu formas de patrocínio estável a pesquisas na área de saneamento e recursos hídricos. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul. Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água.
Para Nunes, não se trata de saber se enfrentaremos uma crise hídrica no planeta, mas quando. “A crise está batendo em nossas portas, é melhor estarmos preparados”. O diretor lembrou que o documento guia da CAPES para o desenvolvimento da pós-graduação, o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, traz 12 desafios para o período, sendo a água o primeiro deles. Assim, o representante da CAPES apresentou algumas iniciativas realizadas nos últimos anos sobre a temática (ver relação abaixo).
Conheça os programas da CAPES de apoio a recursos hídricos em anos recentes:
·
2015
:
Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica em Mudanças Climáticas e seus Impactos sobre os Recursos Hídricos
– Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos (parceria com a ANA)
·
2016
:
Tecnologias para a Recuperação da Bacia do Rio Doce
(parceria com a FAPEMIG)
·
2016
:
Apoio a Redes de Pesquisa para Recuperação da Bacia do Rio Doce
(parceria com CNPq, ANA e FAPEMIG)
·
2017
:
Programa de apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos
– Pró-Recursos Hídricos (parceria com a ANA)
A mesa contou com experiências internacionais positivas, como a organização Water JPI , e iniciativas bem consolidadas no Brasil, como o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Icitiologia e Aquicultura ( Nupelia ) da Universidade Estadual de Maringá. O grupo paranaense trabalha há mais de 30 anos em parceria com a Itaipu Binacional, empresa brasileira e paraguaia considerada uma das maiores geradoras mundiais de energia hidrelétrica.
O Fórum
Maior evento mundial sobre recursos hídricos, o Fórum Mundial da Água é organizado a cada três anos pelo
Conselho Mundial da Água
. Ao todo, sete países de quatro continentes, África, América, Ásia e Europa, já receberam o encontro. Brasília foi escolhida como cidade-sede em 2014.
(Pedro Arcanjo – Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’