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Na volta do Canadá, professores elogiam o papel da CAPES
Melhorar a qualidade da educação básica a partir do exemplo de países que se destacam na área. Com este propósito, a CAPES ao apoiou a capacitação de 102 professores em 2019, no Canadá. A próxima rodada, garantida pelo edital nº 31/2019, oferece o mesmo número de vagas e está com as inscrições abertas até o próximo dia 19.
Vinícius Matos e Rosalvo Costa são dois dos participantes do primeiro edital do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores no Canadá . Durante dois meses, eles tiveram aulas de inglês básico, aprendizagem centrada no aluno e gestão de sala de aula. A CAPES financiou passagem aérea, ajuda de custo, seguro-saúde, curso de formação, material didático e alojamento. A ideia é que esses professores sejam multiplicadores das metodologias que conheceram no exterior.
“Conhecemos como funciona o sistema canadense de educação, a escola inclusiva e o aluno como peça fundamental no processo de ensino”, destacou Rosalvo, que se preparou na cidade de Niágara Falls, em Ontário. Graduado em Letras, ele dá aulas de inglês para alunos do ensino fundamental e médio de uma escola pública na Ceilândia, no Distrito Federal.
Há 11 anos professor de matemática, Vinícius Matos, cursou a extensão na cidade de London, também em Ontário. Bolsista da CAPES durante o mestrado profissional na área, pela Universidade de Brasília, ele destacou o trabalho da Coordenação: “A CAPES tem uma importância fundamental na formação de professores da educação básica. Quem tem um bom projeto e interesse em melhorar a educação, vai ter o seu apoio”, finalizou.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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