Notícias
PÓS-GRADUAÇÃO
Na Unesp, CAPES destaca autonomia das instituições
Chamando a atenção para a importância da autonomia das instituições de ensino superior na produção do conhecimento, Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, participou do evento que debateu o processo seletivo unificado da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 24 de junho, em São Paulo.
A gestora apresentou o Sistema Nacional de Pós-Graduação, pontuando sua história, e reforçou que “não há nação desenvolvida sem pós-graduação”. Ela demonstrou o quão relevante é investir em doutores, que vão gerar conhecimento para induzir o desenvolvimento do País. E lembrou que tanto na graduação quanto na pós, o número de titulados no Brasil está abaixo do registrado na média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Sobre os desafios para a pós-graduação, Denise disse que, além de aumentar o número de doutores, é preciso enfrentar as assimetrias regionais na produção do conhecimento. No entanto, ao mostrar as 15 instituições brasileiras responsáveis por 60% da produção científica brasileira, destacou que “aparecem a Universidade de Pernambuco e de Brasília, o que demonstra já uma descentralização”.
Com relação à atuação da Unesp, a presidente enfatizou sua capacidade de interiorização, de chegar aonde a população está. Com relação aos programas da CAPES, enumerou o aumento na quantidade e no valor investido em bolsas. Na Unesp, por exemplo, o investimento passou de R$ 77 milhões em 2022 para R$ 104 milhões em 2023. Para a gestora, a instituição de ensino também é uma potência na internacionalização, principalmente no doutorado-sanduíche.
Da Unesp, compuseram a mesa Maysa Furlan, vice-reitora, Maria Valnice Boldrin, pró-reitora de Pós-graduação, Celia Maria Giacheti, pró-reitora de Graduação, e Edson Cocchieri Botelho, pró-reitor de Pesquisa. Para assistir a íntegra do debate, acesse a página do Programa de Pós-Graduação da Unesp no YouTube.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES