Notícias
Morre o pesquisador Sérgio Henrique Ferreira
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informa, com pesar, o falecimento ocorrido na tarde deste domingo, 17 de julho, do médico e farmacologista Sérgio Henrique Ferreira, aos 81 anos. O pesquisador fez graduação em Medicina na Universidade de São Paulo, doutorado em Farmacologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e pós-doutorado na Royal College of Surgeous of England.
Nascido em 1934, ele completaria 82 anos no próximo dia 4 de outubro. Sérgio ganhou notoriedade no Brasil e no exterior após descobrir o “Fator de Potenciação da Braticinina”, uma substância derivada do veneno da serpente brasileira jararaca, que é capaz de combater o aumento excessivo da pressão arterial. Esse trabalho foi desenvolvido no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, e criou as condições necessárias para o desenvolvimento do medicamento Captopril.
Sérgio foi membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1984 e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no período de 1995 a 1999, tendo recebido da entidade o título de seu presidente de honra. Além do papel de pesquisador, Sérgio Henrique Ferreira foi um dos fundadores e diretores do Brazilian Journal of Medical and Biological Sciences, revista brasileira de alto impacto internacional na área de biociências. Ele também já teve 160 publicações em revistas científicas internacionais e foi um dos vencedores, em 2006, do Prêmio Scopus, conferido a pesquisadores com significativa produção científica internacional, promovido pela editora Elsevier, com apoio da Capes.