Notícias
Ministro abre Semana Nacional de CT&I
Foi realizada na tarde desta terça-feira, 16, em Brasília, a abertura oficial da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). O ministro da CT&I, Marco Antonio Raupp, falou que é costume na sociedade brasileira falar que os jovens são o futuro, "mas a Semana que se inicia hoje é o presente. O tema deste ano [Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza] é um dos mais emblemáticos desafios da ciência brasileira nos tempos atuais. Se reunirmos os três elementos, atingiremos o tão almejado desenvolvimento sustentável", afirmou.
Raupp informou que este ano a SNCTI, realizada em todo o Brasil, conta com 20 mil atividades, realizadas por 800 instituições, em mais de 600 cidades em todas as unidades da federação.
Anúncios
Durante o evento, o ministro da CT&I anunciou que, em breve, Brasília terá um museu de ciência e tecnologia, fruto de parceria a ser assinada pelo MCTI, pelo Governo do Distrito Federal (GDF), pelos ministérios da Cultura e da Integração Nacional, além da Universidade de Brasília (UnB).
Também foram anunciados editais realizados em parceria entre MEC e MCTI, por meio de suas agências Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O editais vão apoiar a realização de olimpíadas da ciência, no valor de R$ 3,3 milhões, e de feiras e mostras científicas, com R$ 8,9 milhões.
2013
Foi anunciado o tema da 10ª edição da SNCTI, a ser realizada de 16 a 22 de outubro de 2013. O tema será Ciência, Saúde e Esporte, que tem como objetivo promover o engajamento da população, em especial crianças e jovens, nas atividades esportivas que o país vai sediar, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e a Olimpíadas em 2016.
Também participaram da cerimônia o secretário-assistente de Coordenação Política e Assuntos Interagenciais da Organização das Nações Unidas, Thomas Stelzer; a presidenta da SBPC, Helena Nader; a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Maria do Rosário; o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Eliezer Pacheco; o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que preside a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; e o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, entre outras autoridades.
Capes
A Capes participa da SNCTI em Brasília com um estande onde apresenta atividades voltadas ao público infanto-juvenil. Entre elas uma exposição do Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência, de Pernambuco. Essa exposição, que demonstra desde a concepção dos experimentos a implantação dos museus, é direcionada principalmente para os interessados em realizar exposições de baixo custo dentro da concepção de popularização da ciência.
Além de maquetes que apresentam o formato das exposições interativas: quatro mesas com três informativos e três experimentos interativos em cada mesa, algumas atividades interativas de maior porte (jogos coletivos de habilidade ou de tabuleiro), cada exposição é representada por um painel de síntese e um experimento interativo. Quatro monitores animam a visitação. No âmbito do programa
Novos Talentos
, o Espaço Ciência possui uma série de atividades com a Capes. Nos últimos anos foram realizados
cursos de férias
para estudantes e professores da rede pública,
exposições interativas
e, mais recentemente, o
curso preparatório
de química "Ações Construtivas do Conhecimento Químico nas Escolas Públicas".
Também está disponível para uso dos estudantes do ensino fundamental a
Britannica Escola Online
, portal de aprendizagem, fruto de parceria entre a Capes e a Enciclopédia Britannica.
O estande também possui folheteria com informações sobre outros programas da Capes como Ciência sem Fronteiras e programas voltados à formação de professores como Universidade Aberta do Brasil ( UAB ), Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional ( Profmat ), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( Pibid ), Plano Nacional de Formação de Professores ( Parfor ), entre outros.
A feira em Brasília está aberta à visitação do público no Pavilhão do Parque da Cidade até domingo, dia 21, no horário de 8h30 às 20h.
Acesse o site do evento: http://semanact.mct.gov.br