Notícias
MINAS GERAIS E PARÁ
Minas Gerais e Pará realizam oficinas para subsidiar PNPG
Nesta quarta-feira, 13 de setembro, Minas Gerais e Pará realizaram oficinas para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível, que comporá o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), em elaboração pela CAPES. Essa ação acontece em todos os estados e tem o apoio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP). Representantes da sociedade, Academia, empresários e governos participaram dos encontros.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) sediou a oficina que reuniu contribuições sobre os temas prioritários. Paulo Beirão, presidente da entidade, destacou que “tudo deve ser pensado de forma a criar um conjunto de oportunidades para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”. Fernanda Villas Boas, da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) ressaltou a “importância de trazer diversos atores para a discussão”. Valdinei Souza, da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) também esteve presente.
Marcel Botelho, diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), frisou que a oficina traz oportunidade e da voz à comunidade cientifica local, “com a visão do estado para a pós-graduação, mas que certamente é importante para a contextualização brasileira”. Pela DRI da CAPES, participaram Helena Albuquerque e Vanessa Vargas. “Tivemos discussões muito ricas e ao final foi possível levantar os temas estratégicos para o Pará”, ponderou Helena, que também enfatizou a parceria com a FAP estadual, para resultados promissores.
Sobre o PNPG
O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG iniciou-se com a Comissão Especial que vem se dedicando a um amplo diagnóstico e à proposição de recomendações.
Em uma segunda etapa, a CAPES avalia os subsídios dessa Comissão para construir o plano com seus componentes estratégicos e dialoga com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.
Pelo cronograma, em outubro será feita uma consulta pública e, em dezembro, o documento final do Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028 será encaminhado para aprovação pelo Conselho Superior da CAPES.
Legenda das imagens:
Imagem 1
:
Participantes da oficina do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) no Pará
(Foto: Divulgação)
Imagem 2
:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) sediou a oficina no Estado
(Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES