Notícias
PROEB
Mestrado profissional em Letras abre inscrições para exame
O Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) abriu nesta quinta-feira, 22 de agosto, o período de inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) ao curso. O procedimento deve ser feito na seção do Edital nº 2/2024 do site da Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve/UFRN) até as 23h59 de 22 de setembro.
A oferta é de 705 vagas, distribuídas entre 46 instituições de ensino superior em todas as cinco regiões do Brasil. Até 30% dos participantes poderão receber um bolsa da CAPES. Coordenado nacionalmente pela UFRN, o curso é híbrido e tem o objetivo de providenciar uma formação continuada, principalmente para professores de Língua Portuguesa que atuam nas redes públicas de educação básica.
A prova será aplicada em 20 de outubro, em todos os municípios nos onde o ProfLetras estiver disponível. Os locais de aplicação serão divulgados no dia 7 do mesmo mês. Para participar, é preciso pagar uma taxa de R$160 até 23 de setembro. O exame consistirá em uma questão discursiva e 20 objetivas sobre temas como práticas de linguagem, o texto como unidade de trabalho, a construção da textualidade, a formação do leitor literário, entre outros temas.
O ProfLetras titulou mais de 4 mil mestres desde 2013, ano em que foi criado. O curso é um dos 12 de mestrado ofertados no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Educação Básica (ProEB). As outras áreas incluem: Artes, Biologia, Educação Física, Educação Inclusiva, Filosofia, Física, Geografia, História (que nesta edição também contará com doutorado), Matemática, Química e Sociologia.
As 705 vagas no ProfLetras fazem parte das 6.775 que serão oferecidas no âmbito do ProEB em 2025, representando a maior oferta da história do Programa. Serão 6.659 oportunidades em cursos de mestrado profissional e 116 no doutorado profissional de História.
Sobre o Programa
O ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica. Os cursos são híbridos. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e pela execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, são 13 programas, sendo 12 de mestrado e um de doutorado.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES