Notícias
Mestrado do oeste paraense defende segunda dissertação
A segunda defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PGRNA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), pioneiro na região, acontece nesta sexta-feira, 18. A defesa ocorrerá às 15 horas, na Sala de Aula do PGRNA, situada no Campus Tapajós, em Santarém (PA).
Intitulada "Estudo de variações termo-higrométricas de cidade equatorial devido ao processo de urbanização: caso de Santarém (PA)", a dissertação será defendida pelo mestrando Paulo Wilson de Sousa Uchôa. O estudo foi orientado pelo professor Antonio Carlos Lôla da Costa, do Laboratório de Meteorologia Ambiental da Universidade Federal do Pará (UFPA). A banca examinadora contará com a participação dos professores Alan Cavalcante da Cunha, Rodrigo da Silva e Troy Patrick Beldini.
O PGRNA foi criado em 2008, a partir da junção de esforços de doutores da Universidade Federal do Pará (UFPA) com pesquisadores do Instituto Butantan, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) por meio do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) e da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq). O programa tem como objetivo central o estudo dos ecossistemas amazônicos compreendendo funcionamentos biológicos, químicos e físicos por meio de pesquisas interdisciplinares
Os inscritos para o PGRNA, que no primeiro ano foram 88, chegaram a quase 200 na última seleção, um aumento de mais de 100% da procura. O programa pretende continuar a gerar recursos humanos locais, novos conceitos e informações científicas para promover ações e políticas efetivas que garantam a preservação e recuperação da biodiversidade e o uso planejado e sustentável dos recursos naturais na Amazônia.
Primeira dissertação
A primeira defesa de dissertação do Programa aconteceu no dia 15 de dezembro do ano passado. A dissertação "Composição química e atividade antimicrobiana do óleo essencial de Líppia grandis Shau (Verbenaceae)" foi apresentada pela então estudante, Sandra Sarrazin. Veja matéria.
Saiba mais sobre a Ufopa.