Notícias
Marinha condecora presidente da Capes com Ordem do Mérito Naval
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, foi condecorado nesta segunda-feira, 11, com a Ordem do Mérito Naval, a mais alta condecoração da Marinha. A imposição da condecoração aconteceu na cerimônia de comemoração ao 147° aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. O evento contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Em seu discurso, a presidente afirmou que o Brasil assumiu na atual ordem global uma posição político-estratégica que impõe novas atribuições e desafios na defesa da paz. "Sabemos que nosso papel na preservação da paz depende da capacidade dissuasória do Brasil. A atuação de nossas Forças Armadas neste processo, seja por meio de missões sob a égide da ONU e da OEA, seja na defesa de nossas fronteiras e de nossa soberania, requer equipamentos de qualidade, prontos a serem utilizados, e pessoal adequadamente preparado e motivado.", disse.
Ordem do Mérito Naval
Criada pelo Decreto n°24.659, de 11 de julho de 1934, destina-se a premiar, os militares da Marinha que se tenham distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que houveram prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil.
(Com informações da Marinha e do Blog do Planalto)