Notícias
ANO DO BRASIL NA FRANÇA
Maison du Brésil promove mesa-redonda sobre a Amazônia
Na próxima terça-feira, 11 de fevereiro, a Maison du Brésil na França promoverá a mesa redonda ‘Destino Amazônia: Meio ambiente e patrimônio’ no âmbito da temporada Brasil-França 2025. O evento apresentará informações sobre o crescimento da arqueologia amazônica na França nos últimos anos, refletido na recente chegada de pesquisadores brasileiros às instituições francesas.
Arqueólogos, antropólogos, historiadores e geógrafos brasileiros e franceses debaterão temas relacionados ao meio ambiente, paisagens, iconografias e museus amazônicos. Na mesma data, haverá o lançamento do livro Arqueologia do Brasil, publicado pela editora Maison des Sciences de l'Homme, reunindo diversos autores brasileiros e europeus.
Mesa redonda Destino Amazônia
Para acompanhar a mesa redonda ‘Destino Amazônia: Meio ambiente e patrimônio’ acesse o link abaixo da plataforma Zoom.
- Data e hora: Data e hora: 11 de fevereiro de 2025, às 10h30 do Brasil (14h30 da França).
- Link: https://pantheonsorbonne.zoom.us/j/97968572622?pwd=AROaWtwHW33RNtSXiT7MvnDrDTPWlR.1
- ID da reunião: 979 6857 2622
- Código: 421218
Ano do Brasil na França
Em junho de 2023, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, firmaram um acordo para organizar, em 2025, o Ano do Brasil na França. O momento marca um novo impulso à relação entre os dois países e terá diversas atividades acadêmicas. A programação do Ano do Brasil na França terá dois momentos: a primeira ‘Temporada Brasil-França’, de abril a setembro, e ‘Saison France-Brésil’, de agosto a dezembro de 2025.
Maison du Brésil
Projetada pelos arquitetos Lúcio Costa e Le Corbusier, e construída em 1959, a Casa do Brasil é parte do projeto de residências universitárias da Cidade Internacional Universitária de Paris. O local recebe pesquisadores e estudantes brasileiros em programas acadêmicos, e é reconhecido pela difusão da cultura brasileira com exposições de arte, palestras, concertos e apresentações de dança e teatro.
A CAPES é uma das mantenedoras da casa, integrante do conselho de administração e, por delegação do governo brasileiro, responsável pela conservação do patrimônio e pela determinação das ações prioritárias de operação do local.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

