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ALAGOAS, AMAPA E MARANHÃO
Mais três estados realizam as oficinas do PNPG
Nesta terça-feira, 12 de setembro, três estados do Norte e Nordeste do País realizaram oficinas da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível, que integrará o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), em elaboração pela CAPES. Alagoas, Amapá e Maranhão tiveram o apoio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP) para organizar o encontro, que estabeleceu os temas estratégicos prioritários. Estiveram presentes representantes da sociedade, dos setores empresarial e público, e da Academia.
Em Alagoas, João Lima, diretor-executivo de Ciência e Tecnologia da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do estado (Fapeal), explicou que a pós-graduação pode contribuir com uma “economia mais competitiva, governos mais eficientes, e benefícios para o terceiro setor”, abrindo novos horizontes. Carolina Borges e Lorena Damasceno, representantes da CAPES pelas Diretorias de Programas e Bolsas no País (DPB) e de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), conduziram a oficina. “Os participantes estavam empenhados em elencar os temas prioritários e contribuir com o processo de construção do PNPG”, destacou Lorena.
Já Nordman Wall, presidente da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), também destacou a relevância das propostas para o ecossistema de inovação, em que “novas dissertações e teses virão com uma capacitação melhor, refletindo em melhores políticas públicas”. Conduziram a oficina Júlio Siqueira e Márcio de Castro, ambos da DPB/CAPES. Siqueira explicou “que os temas prioritários foram reunidos em nove eixos com participação harmônica e discussões qualificadas”.
Gutemberg Silva, diretor presidente da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), tem a expectativa “de formular diretrizes e estratégias para promover o desenvolvimento a partir das potencialidades da região, como a biodiversidade”. Da CAPES, participaram Poliana Monteiro e Marianna Freitas, respectivamente, da DPB e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Entre as prioridades, estão "estudos sobre os saberes e propriedade intelectual dos povos tradicionais e originários", destacou Poliana.
Sobre o PNPG
O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG iniciou-se com a Comissão Especial que vem se dedicando a um amplo diagnóstico e à proposição de recomendações.
Em uma segunda etapa, a CAPES avalia os subsídios dessa Comissão para construir o plano com seus componentes estratégicos e dialoga com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.
Pelo cronograma, em outubro será feita uma consulta pública e, em dezembro, o documento final do Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028 será encaminhado para aprovação pelo Conselho Superior da CAPES.
Legenda das imagens:
Imagem 1
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Oficina PNPG do Estado de Alagoas
(Foto: Divulgação)
Imagem 2
:
No Amapá, oficina PNPG aconteceu no dia 12 de setembro
(Foto: Divulgação)
Imagem 3
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Debates sobre o Programa Nacional de Pós-Graduação no Maranhão
(Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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