Notícias
Mais de cem candidatos a bolsas de doutorado pleno no exterior se reúnem na Capes
Para concorrer a bolsa de doutorado pleno no exterior, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 25, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, 105 candidatos que se inscreveram para concorrer a bolsa com vigência a partir do segundo semestre de 2010. Serão concedidas até cem bolsas. As entrevistas seguem até amanhã, 26.
O programa de doutorado pleno reúne candidatos bastante distintos. Luciano José concorre uma bolsa de doutorado na área de ciências humanas na cidade Barcelona, Espanha. Ele já começou seu doutorado em História Medieval, uma das áreas consideradas prioritárias pela Capes. “Acredito que é importante desenvolver minha pesquisa na Europa, onde aconteceram os objetos do meu estudo”, afirma. José já havia realizado parte do mestrado na Espanha e o defendeu na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Já Bruna Gonçalves Coutinho ainda está terminando seu mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tenta uma bolsa para iniciar seu doutorado em microbiologia na Itália. “Aqui no Brasil ainda não temos estudos aprofundados em regulação gênica e lá eles possuem um grupo de pesquisa forte na área”, explica.
A estudante pretende desenvolver uma pesquisa de quorum sensing de bactérias associadas a plantas, o que pode ajudar no desenvolvimento da agricultura brasileira. “Pretendo trazer esses estudos ao país, a agrobiologia pode ajudar a fazer uma agricultura melhor”, conclui.
Processo
Os candidatos são divididos em cinco comitês de acordo com as grandes áreas do conhecimento. As entrevistas duram, em média, meia hora e são conduzidas por professores e pesquisadores de grandes universidades brasileiras. O propósito da entrevista é avaliar a capacidade expositiva de acordo com os seguintes aspectos: preparo acadêmico, compromisso com os objetivos do curso de doutorado e do programa de bolsas da Capes, e condições de adaptação a novas circunstâncias.
Uma das novidades esse ano é que algumas entrevistas estão sendo realizadas via web em uma sala virtual. Por meio de um link da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), os estudantes são colocados em contato com o comitê entrevistador. Dos 129 candidatos que foram convocados para a entrevista, 24 optaram pelo formato vídeo conferencia.
Os candidatos receberam as últimas orientações a respeito do processo seletivo e tiraram dúvidas sobre as concessões. A coordenadora de Candidaturas a Bolsas e Auxílio no Exterior, Ana Cristina de Melo, explica que existem alguns temas, linhas ou áreas de pesquisa que foram indicados pelas Coordenações de Áreas da Capes como relevantes para a formação doutoral no exterior. “As áreas que já são consolidadas no Brasil, como odontologia e química, por exemplo, não serão apoiadas”, afirma.
A entrevista é a terceira fase eliminatória do processo de seleção para uma bolsa de doutorado pleno no exterior. Mais de 400 inscrições foram recebidas durante todo o processo. A previsão é que o resultado da seleção final seja divulgado no final de junho.