Notícias
INTERNACIONALIZAÇÃO
Leitores levam literatura brasileira ao exterior
Permitir que estudantes de graduação e de pós-graduação exercitem o português do Brasil, com foco, sobretudo, em temas históricos, geográficos, literários e culturais. Essa é uma das atividades desenvolvidas por Camila de Almeida, leitora do Programa Leitorado na Universidade de Bolonha, na Itália, desde outubro de 2019. Formada em Letras – Português/Inglês e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Camila pesquisou em seu mestrado a inserção de textos literários em livros didáticos de Português como Língua Estrangeira.
Hoje, ela ajuda na organização de atividades de promoção e difusão do português, da literatura e da cultura brasileiras não apenas no ambiente universitário, mas também no Centro Cultural Brasil-Itália, em Roma (Itália), além de espaços on-line – prática intensificada durante a pandemia da COVID-19. Para Camila, a CAPES ser a responsável pela seleção de professores para o Programa Leitorado “valida a idoneidade do processo e a qualidade da escolha dos profissionais que representarão o País, por ser uma instituição de referência e prestígio, quando se fala de ensino superior no Brasil”.
Priscilla Lopes d’El Rei, leitora na Faculdade de Tradução e Interpretação da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, desde fevereiro de 2021, leciona Português como Língua Estrangeira, Cultura e Literatura Brasileira e Lusófona. Ela é formada em Letras com habilitação em Português e Alemão pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Estudos Literários pela Universidade de São Paulo (USP).
Priscilla está coordenando dois livros, em parceria com leitores de países lusófonos. Além disso, pelo segundo ano trabalha na Olimpíada de Português como Língua de Herança, em Barcelona, um torneio no qual crianças filhas de brasileiros são estimuladas a ter contato com a língua falada no Brasil. Ela explica que no concurso os “brasileirinhos” são incentivados a participar de uma prova on-line de conhecimentos gerais. “O objetivo não é testar o português, mas fazer com que a criança se envolva mais e encontre um motivo para praticar, exercitar e falar o idioma”, afirma.
Dia da Literatura Brasileira
Em 1º de maio é comemorado o Dia da Literatura Brasileira. A data foi escolhida para homenagear o aniversário de José de Alencar, escritor nascido no Ceará, em 1829, além de celebrar autores brasileiros e incentivar a leitura de obras nacionais.
Sobre o Programa Leitorado
Pelo
Programa Leitorado
, parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a CAPES seleciona professores brasileiros para atuar em universidades estrangeiras e difundir a língua portuguesa falada no Brasil, dando visibilidade à literatura, à cultura e aos estudos do País. A atual edição do Programa vai enviá-los para Alemanha, Bélgica, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Guiana Francesa, Guiné Equatorial, Itália, Japão, Peru, Rússia, Senegal, Vietnã, Israel, China e Índia.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock: Jovan_epn)
Imagem 1:
Camila de Almeida é leitora na Universidade de Bolonha, Itália, desde outubro de 2019
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2:
Priscilla d’El Rei atua como leitora na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, desde fevereiro de 2021
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES