Notícias
Lançado edital da Rede Pro-Centro-Oeste
Foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira, 28, o edital para concessão de apoio financeiro a projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem à implantação e consolidação da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Rede Pro-Centro-Oeste). As inscrições vão até 11 de novembro.
O objetivo é selecionar propostas que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. O edital pretende contribuir para a instalação, operacionalização e consolidação da Rede, assim como para a integração e cooperação entre os Programas de Pós-Graduação consolidados e os Programas de Pós-Graduação não-consolidados do Centro-Oeste.
Um dos objetivos da Rede é o desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos voltados para as áreas de saúde, agropecuária, industrial e ambiental, criando condições para o estabelecimento de um polo de biotecnologia na região que possa agregar valor a produtos oriundos do Cerrado e do Pantanal.
A iniciativa é uma ação conjunta do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), as Fundações de Amparo à Pesquisa da Região Centro-Oeste, o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os recursos do edital são destinados ao financiamento de itens de custeio, capital e bolsas. Entre eles, material de consumo, peças de reposição de equipamentos, softwares, passagens e diárias. Cada proposta de formação de Rede de Pesquisa terá o valor máximo para gastos de até R$ 5 milhões de reais.
A adesão da Capes permitirá a ampliação da atividade de formação de recursos humanos da Rede Pro-Centro-Oeste. A Coordenação participará com recursos estimados de R$ 4 milhões oferecendo bolsas de Mestrado e Doutorado diretamente aos coordenadores de propostas aprovadas.
Esclarecimentos e informações adicionais acerca do edital podem ser obtidos pelo e-mail edital31-2010@cnpq.br. O atendimento a candidatos com dificuldades no preenchimento será feito pelo endereço suporte@cnpq.br ou pelos telefones (61) 2108-9004 e 2108-9354.
Acesse o edital.
Rede
A Rede Centro Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação instituída por meio da Portaria Interministerial nº 1.038, de 10 de dezembro de 2009, visa à formação de recursos humanos e à produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Região Centro-Oeste. A Rede terá duração de cinco anos, a partir da data de publicação da Portaria de criação, podendo ser renovada, a critério do MCT, observados os indicadores apontados por uma comissão independente de avaliação, criada especificamente para este fim.
Confira o que já foi publicado sobre o assunto: