Notícias
Jogos: aprender se divertindo
Novas tecnologias podem ser divertidas na hora de aprender. Aos poucos, os jogos educativos são inseridos na rotina dos estudantes, criando a oportunidade de se vivenciar o estudo de uma forma lúdica e leve.
Eduardo Aranha, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, participa de um projeto que elaborou um jogo de pré-cálculo para ajudar a nivelar o conhecimento dos alunos que entram na universidade. “O jogo foi desenvolvido com o objetivo de dar um suporte num ambiente mais lúdico, onde o aluno possa perceber a utilidade da matemática em um ambiente virtual e descontraído”.
Pensando em ensinar de forma mais criativa, os pesquisadores da Universidade Federal do Paraná fizeram um simulador empresarial de gestão pública. “A ideia do simulador é que até prefeituras usem quando entrar um novo prefeito, para ver como é a gestão pública na prática, entender o funcionamento das finanças públicas, contabilidade pública e os principais problemas enfrentados no serviço público”, afirma Gustavo Abib, integrante do projeto.
Os projetos foram apresentados no 1º Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância. São 19 pesquisas voltadas ao aprimoramento, financiadas pela CAPES, com código aberto para uso.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES