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Investimento estratégico: o balanço dos 300 dias
As ações da CAPES em 2019 influenciam estudantes e professores e estão alinhadas com crescimento estratégico do país. Ao longo do ano, três eixos receberam atenção especial da Coordenação: investimentos no País, internacionalização e fomento à formação de professores da educação básica.
Investimentos no País
Mais de R$ 1,5 bilhão foi investido em mestrados, doutorados e pós-doutorados, beneficiando 95.424 bolsistas. Pelo
Programa de apoio a Eventos no País (PAEP)
, 885 eventos com caráter científico e tecnológico de curta duração no país foram apoiados pela CAPES.
Também foi lançado mais um edital do
Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa (Procad Defesa)
, que incentiva a realização de projetos conjuntos de pesquisa nas áreas de interesse da Defesa Nacional.
Outra iniciativa para apoiar os estudantes de nível superior, o Portal de Periódicos oferece um acervo com mais de 49 mil títulos, 130 bases de dados de referências e outras 12 de patentes. De janeiro a setembro de 2019, foram registrados mais de 131 milhões de acessos ao seu conteúdo.
Internacionalização
Ao longo do ano, a CAPES consolidou novos acordos com a Alemanha, os Estados Unidos e a China, todos voltados às áreas estratégicas do país. No âmbito internacional são mais de 4 mil bolsistas beneficiados. Ao todo, 16 editais foram lançados em parceria com instituições internacionais.
Mais de R$ 340 milhões foram direcionados para pesquisas desenvolvidas no exterior, pagamento de bolsas, auxílios, taxas e passagens, contribuindo para o fortalecimento das redes de pesquisa.
Fomento à Formação de Professores da Educação Básica
Na educação a distância são mais de R$ 240 milhões investidos. Só o programa Ciência é 10 beneficia 400 mil crianças através da formação continuada de professores da educação básica. Para a educação básica presencial, a CAPES investiu R$ 570 milhões em bolsas e fomentos.
Com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) , a coordenação possibilita a formação continuada de professores da educação básica em todo o país. São mais de 142 mil bolsas distribuídas. Outra forma de qualificação para professores da rede pública de ensino são os Mestrados Profissionais em Rede Nacional (ProEB) . Ao todo, 11 modalidades de ProEB beneficiam 23 mil bolsistas.
Investindo diretamente na graduação, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Residência Pedagógica concedem juntos mais de 88 mil bolsas para estudantes de licenciatura.
Por fim, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) prepara profissionais do magistério que não têm formação específica na área que atuam em sala de aula. Este ano o programa recebeu 4.946 bolsas.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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