Notícias
Integração é o motor dos projetos de pesquisa sobre gestão da água
Coordenadores dos 12 projetos do programa Pró-Recursos Hídricos apresentaram suas propostas de pesquisa em rede nesta quinta-feira, 26, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília. Terceira parceria entre CAPES e a Agência Nacional de Águas (ANA), o programa fomenta a realização de projetos interinstitucionais de pesquisa no país em oito temas prioritários como arranjos institucionais para gestão de recursos hídricos; instrumentos e ferramentas de gestão; governança e participação social; e segurança de barragens.
Os 12 projetos são realizados em rede por 29 instituições, com início em abril de 2018. No total, R$ 10,5 milhões serão aplicados em bolsas e custeio (50% do financiamento para cada componente). Ricardo Medeiros, diretor de Gestão da ANA, destacou a vantagem da parceria entre as agências. “Com a ação conjunta economizamos tempo, trabalho, recursos e estrutura. Isso porque a CAPES tem toda a expertise em selecionar e acompanhar os melhores projetos”, disse.
Para Geraldo Nunes, diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, a relação com a ANA tem gerado resultados positivos. “Temos condições de apoiar, pois na nossa diretoria vemos o Brasil em suas idiossincrasias e complexidades.” No mesmo sentido, Priscila Cagni, coordenadora de Programas de Indução e Inovação da CAPES, reforçou: “Nossa ideia é formar uma grande rede, evitando sobreposição de esforços.”
Alan Lopes, superintendente-adjunto de Fiscalização da ANA, apresentou o contexto, os desafios e expectativas com relação aos projetos apoiados. “Tivemos um recorde, com 87 propostas inscritas. Procuramos distribuir as propostas aprovadas segundo critérios como região e aderência ao tema”, destacou. Em seguida, os coordenadores apresentaram seus projetos.
O evento segue até o dia 27, com uma explicação da CAPES sobre o funcionamento dos sistemas de cadastro de bolsistas e de prestação de contas.
Leia também:
Pesquisas em recursos hídricos recebem financiamento de R$ 10,5 milhões
(Lucas Lopes – Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’