Notícias
Instituto Federal do Amazonas promove evento do Prodocência
O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) promove nos dias nos dias 7 e 8 de outubro, em Manaus, a 2ª Amostra de Oficinas e Práticas Pedagógicas do Projeto Ciclos-2010. O objetivo é mostrar novas metodologias utilizadas no ensino construídas pelos participantes do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência).
O encontro acontece na Escola Jamel Amed, no município de Itacoatiara e tratará de licenciaturas em química, ciências biológicas, matemática e física. Ciclos é o nome do projeto Oficinas e Práticas Interdisciplinares à Luz do Currículo Espiral, iniciativa do Ifam que visa melhorar o ensino dos cursos de licenciaturas e a formação de professores, desenvolvendo metodologias que envolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O instituto participou do Edital 2008 do Prodocência junto com outras 46 instituições, que utilizaram o apoio financeiro para produção de material didático para o ensino fundamental e médio. Assim como para a criação de espaços para laboratórios de prática de ensino, parcerias com as escolas de educação básica, seminários, fóruns das licenciaturas, configuração de espaços virtuais, produção de artigos e livros sobre a prática docente.
Acesse a programação e saiba mais sobre o Ifam.
Prodocência
Assim como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Prodocência é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o objetivo de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.
A iniciativa seleciona propostas que contemplem novas formas de gestão institucional e desenvolvam experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador. Projetos de cooperação entre unidades acadêmicas que busquem elevar a qualidade da formação dos futuros docentes. A integração entre educação superior e educação básica, assim como a superação de problemas identificados nas avaliações feitas nos cursos de licenciatura também são objeto do programa.
Participam do Prodocência instituições federais, estaduais e municipais de educação superior com licenciaturas autorizadas na forma da lei. A Capes repassa recursos de até R$ 130 mil por projeto.
Saiba mais sobre o Prodocência.