Notícias
Inscrições no Programa ETA vão até 16 de agosto
As Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que pretendem receber assistentes de ensino ou pesquisa em língua inglesa devem enviar suas propostas para o Programa CAPES-Fulbright de Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant – ETA) até às 17h do dia 16 de agosto. O edital nº 16/2019 selecionará projetos institucionais que possam contribuir para melhorar os cursos de bacharelado ou licenciatura em Letras (Língua Inglesa).
O programa vai apoiar, por até três anos, um máximo de 40 projetos. Os assistentes de ensino são cidadãos estadunidenses nativos. Para concorrer, estes norte-americanos precisam cumprir os seguintes requisitos: ser falante nativo, cidadão dos EUA, recém-graduado com experiência em ambiente educacional e em ensino em sala de aula, ter proficiência oral e escrita em língua neolatina e algum conhecimento de língua portuguesa, além de ter disponibilidade para ficar no Brasil de fevereiro a novembro no respectivo ano de concessão de bolsa.
Com o ETA é possível valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica. Serão destinados até R$5.695.861,33 por ano ao programa, com o valor máximo de R$142.396,53 por projeto. A seleção dos bolsistas é feita pela Comissão Fulbright nos Estados Unidos. Como benefícios os assistentes terão mensalidade, passagens e seguro-saúde. A duração de cada bolsa é de até nove meses, com início do programa no Brasil em fevereiro de 2020.
Para mais informações, consulte a página do programa.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES