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IFRN promove seminário sobre Pibid
Foi realizado nesta quarta-feira, 2, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o 2º Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do IFRN. O evento teve como objetivo apresentar para a comunidade da instituição e das escolas estaduais os trabalhos desenvolvidos pelo programa, referentes ao edital 2007. Foram apresentados relatos de experiências e uma exposição de banners e trabalhos.
Com relação ao índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), os dados estatísticos do Ministério da Educação do ano de 2005 indicam que o estado do Rio Grande do Norte encontra-se entre as últimas colocações das unidades da federação, indicando 2,6 para a rede estadual de ensino médio. A média nacional é 3,8. Quando são levados em conta apenas os quatro primeiros anos do ensino fundamental no cálculo do Ideb, o Rio Grande do Norte passa a ocupar o último lugar entre os estados brasileiros.
A partir desses dados, o IFRN, que oferece os cursos de licenciatura em geografia, física e espanhol, passou a desenvolver projetos de iniciação à docência com ações realizadas dentro das escolas públicas estaduais. O objetivo é contribuir, em parceria com os educadores da rede estadual, para a elevação da qualidade do processo de ensino-aprendizagem no sistema de ensino.
Pibid
O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
Saiba mais sobre o Pibid, coordenado pela Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) da Capes.