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SAÚDE
Horário vespertino é melhor para a natação de adolescentes
Estudo realizado pelo bolsista da CAPES, Rodolfo Soares Mendes Nunes, avaliou se o desempenho físico de nadadores adolescentes possui relação com o horário em que a atividade é praticada. A pesquisa foi realizada durante seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, da Universidade Católica de Brasília (UCB) . Os resultados foram publicados no Chronobiology International , importante periódico internacional sobre ritmo biológico.
Trinta e três nadadores adolescentes, vinte meninos e trezes meninas, com idades entre quatorze e dezesseis anos participaram do estudo. Em uma piscina de cinquenta metros eles nadaram duas etapas de crawl, de 50 m e 400 m. A experiência foi feita às 08h e às 18h, com intervalo de quarenta e oito horas entre os testes.
“Nós identificamos que no horário da tarde e no teste de 400m obtivemos um melhor desempenho dos adolescentes”, conta Rodolfo Nunes. O bolsista explica ainda que o estudo, além verificar a relação entre o desempenho e o horário da atividade realizada, tentou identificar se a qualidade do sono está relacionada com aspectos psicológicos, como ansiedade e depressão, nesses atletas.
Elaine Vieira professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UCB) conta que os adolescentes são mais vespertinos. “Dentre os nadadores, quase a metade apresentou uma má qualidade do sono. Nossos resultados mostram a importância da qualidade do sono entre nadadores adolescentes como um fator que pode influenciar a ansiedade e a depressão, afetando o desempenho físico”, explica.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: istock.com/master1305)
Imagem 1: Rodolfo Soares Mendes Nunes, mestre em Educação Física (CAPES/UCB) (Foto: Lorena Ferrão - Assistente de Eventos UCB)
Imagem 2: Elaine Vieira professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UCB) (Foto: Lorena Ferrão - Assistente de Eventos UCB)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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