Notícias
ALFABETIZAÇÃO
Gestores e alunos comemoram sucesso do Curso ABC
Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), comemora o sucesso da Parte A da capacitação. Ele lembra que a formação tem padrão internacional e que o material, produzido e elaborado por autores portugueses e uma professora brasileira, “traz noções fundamentais que professores-alfabetizadores modernos precisam conhecer”.
Sônia Ramos, de Paulista (PE), atua como coordenadora pedagógica na rede privada e professora na rede pública. Para ela “a experiência de participar das aulas e das formações com professores de outros países”, tem sido ótima. Ela conta que todo o seu aprendizado já está sendo levado para dentro das salas de aula na escola em que trabalha.
Érica Vilas Boas, de Curitiba (PR), é professora da educação infantil municipal e diz que procura aperfeiçoar constantemente seus conhecimentos. Ela avalia o Curso ABC como uma capacitação diferenciada, já que aborda as questões cognitivas durante a aprendizagem e “é muito importante a gente entender como a criança aprende para, a partir daí, saber como ajudá-la em momentos de dificuldade”.
Nadalim lembra aos cursistas que o MEC e a CAPES monitoram diariamente o Curso ABC e para ele, as respostas positivas à formação, “só nos dão mais ânimo para continuarmos trabalhando para aperfeiçoar as ações voltadas para a formação dos professores da Educação Básica”.
As seis unidades entregues na primeira parte do Manual ABC estão, totalmente, disponíveis no Ambiente Virtual do MEC ( avamec ), que já conta com mais de dois milhões de acessos. Lá, os cursistas podem ver entrevistas, apresentações, por meio de slides que facilitam a entrega dos conteúdos, questionários, que monitoram o desempenho dos alunos, documentos e outros materiais.
Curso ABC
Parte do programa
Tempo de Aprender
, é uma ação do MEC, por meio da CAPES e da Secretaria de Alfabetização (Sealf), e busca capacitar alfabetizadores infantis e estudantes de licenciatura. A formação é resultado da cooperação entre a CAPES, a Sealf, a
Universidade Aberta de Portugal
(UAB), o
Instituto Politécnico do Porto
e a
Universidade do Porto
.
Legenda das imagens:
Imagem 1:
Carlos Nadalim é secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do Curso ABC
(Foto: Divulgação)
Imagem 2:
Sônia Ramos é psicopedagoga e atua nas redes pública e privada de Paulista - Pernambuco
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 3:
OÉrica Vilas Boas está cursando sua segunda licenciatura e atua na educação infantil de Curitiba - Paraná (Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES