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EDUCAÇÃO BÁSICA
Gestores discutem educação digital em evento virtual
Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), representou a Fundação no webinar ‘Educação Digital em Tempos de Pandemia’, na última sexta-feira, 27. O evento virtual foi organizado pelo Interlegis , um Programa do Senado Federal, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).
Lenuzza falou sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) que atende a mais de 130 instituições de ensino superior (IES), com 890 polos presentes em mais de 800 municípios brasileiros. “No momento da pandemia nós já tínhamos núcleos sólidos, que auxiliaram e conseguiram absorver os professores para colocá-los na educação digital”, contou. Ele lembrou da necessidade de se levar a família para atuar junto à escola, reforçando que “isso só se dará pela conectividade”. Para o diretor da CAPES, é preciso um professor capaz de lidar com a educação híbrida, “mas, antes de tudo, precisamos que esse professor seja licenciado em sua área”.
Maria Inês Fini, presidente da Associação Nacional de Educação Básica, disse enxergar na UAB a medida mais imediata e possível para suprir as necessidades “não só na formação inicial, como na continuada”, já que “antes de ensinar os professores a ligar uma máquina e dar acessibilidade, precisamos ensiná-los o que precisam ensinar”. Para ela, os problemas atuais têm solução e a medida está pronta: levar formação gratuita aos professores, “como a Diretoria de Educação Básica da CAPES se propõe”. Fini reforça que 2020 não foi um ano perdido, apenas “aprendemos diferentemente dos anos anteriores”.
Um manifesto chamado ‘Internet pela Educação’ motivou a organização do encontro, que contou também com a participação de Izalci Lucas, senador, Cristovam Buarque, educador, Rui Gonçalves, gerente de Relações Internacionais da startup Quero Educação, e Floriano Filho, coordenador de Educação Superior do Interlegis.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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