Notícias
França adere ao Programa Ciência sem Fronteiras
A presidente da República, Dilma Rousseff, assinou na última quinta-feira (15) com o primeiro-ministro da França, François Fillon, no Palácio do Planalto, a adesão daquele país ao Programa Ciências sem Fronteiras (CsF).
A França disponibilizará 10 mil bolsas de estudo a brasileiros selecionados no programa coordenado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O acordo foi firmado pelos presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento (CNPq), Glaucius Oliva, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães.
Café com a Presidente
O Ciência sem Fronteiras também foi tema do programa de rádio Café com a Presidente desta segunda-feira (19). Entre outros tópicos ela falou sobre a adesão da iniciativa privada ao programa o que permite que o número de bolsas ofertadas até 2015 se eleve para 101 mil.
A presidente Dilma Rousseff também informou sobre a iniciativa de se oferecer cursos de língua aos alunos candidatos antes do início de suas atividades acadêmicas no exterior. Ouça o Café com a Presidente.
Ciência sem Fronteiras
O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.
O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
(Com informações da Assessoria do CNPq)