Notícias
Forprof discute novas demandas de formação inicial na Bahia
O Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente (Forprof) realizou reunião, durante o dia 22 no Instituto Anísio Teixeira (IAT) em Salvador, para debater novidades da abertura da pré-inscrição do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). A participação dos municípios na definição das novas demandas de cursos de formação inicial para os professores na rede pública de ensino da Bahia também foi tema do encontro.
De acordo com informações da assessoria de comunicação do IAT, o diretor de Educação da Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), João Carlos Teatini, afirmou na ocasião que a grande expectativa do Programa em 2011 é garantir o apoio logístico para a participação do professor sem ter prejuízos das suas atividades nas escolas. "Além disso, queremos ampliar a oferta nas áreas de maior demanda, tais como: matemática, física e química", acrescenta.
Segundo a coordenadora de Formação dos Profissionais da Educação do IAT, Ilma Cabral, a maior demanda de professores sem licenciatura é na rede municipal de ensino. "A novidade é a participação dos consórcios municipais como indicadores das reais demandas de formação, o que facilita o atendimento aos 417 municípios do Estado", explica.
A proposta é que os municípios façam um levantamento da demanda dos cursos que necessitam ser ofertados e apresentem para o Fórum, que se reunirá com as universidades para discutir a possibilidade de atendê-la. "Através de negociação territorial, encontramos uma solução para levantamento de demanda e parcerias com as universidades para ofertas de curso", explica Penildon Silva, diretor-geral do IAT.
O IAT é um órgão em regime especial da Secretaria Estadual da Educação da Bahia. é responsável pela concepção e execução da formação dos recursos humanos da rede pública de ensino, por meio da experimentação e pesquisa.
Atualmente, estão abertas, até 15 de dezembro de 2010, na Plataforma Freire, as pré-inscrições para 2.790 vagas em cursos presenciais de formação inicial do primeiro semestre de 2011. De 2003 a 2011, a Capes investiu cerca de 1 bilhão de reais na Educação Básica. O Programa de Formação dos Professores da Bahia segue as diretrizes da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica que visa oferecer licenciatura a 331,6 mil professores, de todo o país.
Saiba mais sobre o Parfor.