Notícias
Física quântica é tema da Escola de Altos Estudos na UFMG
O Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove, de 21 de setembro a 24 de outubro, o curso Quantum information processing, and macroscopic entanglement , com o professor Vlatko Vedral, da Universidade de Oxford (Inglaterra).
Parte do programa Escola de Altos Estudos ( EAE ) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso é uma disciplina de pós-graduação sobre informação quântica voltada a estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado de instituições brasileiras. Ele é curricular e os selecionados terão acesso a computadores, biblioteca e sala de estudo, além de receberem certificado de participação com nota e frequência.
As atividades incluem 20 aulas expositivas em inglês, listas de exercícios e exames sobre temas como no cloning , quantum information e dense coding . Esta é a primeira vez que aulas da EAE são oferecidas pelo Departamento de Física da UFMG.
Convidado - Nascido na Sérvia e radicado na Grã-Bretanha , Vlatko Vedral tem 38 anos, é PhD em física pelo Imperial College de Londres e professor das universidades de Oxford e Singapura. Sua produção inclui mais de 130 artigos publicados, inclusive em revistas de referência mundial como Physical Review Letters e Nature . Em 2007, recebeu o prêmio Royal Society Wolfson Research Merit Award, que confere distinção aos cientistas mais destacados das universidades do Reino Unido. Além de pesquisador, atua na divulgação científica. Em 2006, comandou um programa semanal sobre ciência na rádio inglesa BBC e vai lançar em 2010 seu primeiro livro de ciência popular.
Vedral estuda um dos fenômenos mais intrigantes da física moderna, o emaranhamento quântico, por meio do qual uma partícula "transmite" suas propriedades a outra, de modo que as duas passam a atuar como uma só. O detalhe é que isso ocorre a distância, como em um teletransporte. Isto pode tornar os computadores muito menores e mais rápidos, além de trazer possibilidades inéditas de transmissão de informação.
O professor veio ao Brasil pela primeira vez em 2008, quando foi a uma conferência em Florianópolis (SC). Antes disso, já havia trabalhado em conjunto com pesquisadores brasileiros. "A primeira parceria foi há dez anos, com o professor Marcelo Santos da UFMG e resultou em diversas publicações na Physical Review Letters", afirma Vedral.
Com a possibilidade de estar novamente em contato com a ciência brasileira, o cientista demonstrou entusiasmo. "O Brasil está mundialmente presente nas áreas de informação e óptica quântica. Aqui se realizam experiências das mais empolgantes com o emaranhamento", observa Vedral. Ele destaca o nível dos pesquisadores brasileiros. "Muitos jovens pesquisadores estão entre os melhores, e buscam a cooperação. Em minha opinião, isto é fundamental em atividades essencialmente colaborativas como a ciência", enfatiza.
Para o professor Mario Mazzoni, do Departamento de Física, a importância da vinda de Vlatko Vedral vai além do curso em si. "Apesar de jovem, é considerado um dos grandes pesquisadores na área de informação quântica", diz. Mazzoni acrescenta que Vedral, além de ministrar as aulas, pode participar dos grupos de estudos. "Pesquisadores como ele ajudam a criar um ambiente de desafio intelectual indispensável para a boa formação dos estudantes", afirma o professor.
Altos Estudos - A Escola de Altos Estudos promove a vinda de professores e pesquisadores de reconhecimento internacional para ministrar cursos de nível avançado no Brasil. Ela visa fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação stricto sensu - mestrado, doutorado e pós-doutorado - das instituições brasileiras. Os cursos ministrados pelos especialistas estrangeiros têm curta duração e somam créditos para o programa de pós-graduação dos participantes.
Para obter mais informações, o e-mail de contato é: altosestudos@fisica.ufmg.br.
Confira a página do curso.
Veja o que já foi publicado sobre o assunto:
USP/Ribeirão Preto e Coppe promovem cursos da Escola de Altos Estudos
Capes comemora resultados da Escola de Altos Estudos