Notícias
REUNIÃO
Fiocruz Amazônia e CAPES debatem ações para a região Norte
A CAPES discutiu, na quinta-feira, 20 de abril, políticas de apoio à ciência na região Norte. Em reunião com Adele Benzaken, diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane-ILMD/Fiocruz Amazônia, Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, conheceu os projetos em andamento voltados à população indígena e também as dificuldades enfrentadas por professores da região.
Benzaken explicou que estão em desenvolvimento a publicação de editais de pós-graduação aos indígenas, o Qualifica SUS, voltado aos agentes comunitários indígenas e de saúde nos municípios do Rio Amazonas, e a parceria com a Universidade do Estado do Amazonas para o uso da internet. Este último foi criado para sanar uma dificuldade comum: “temos problemas muito próprios dessa região como a distância geográfica entre as cidades, a falta de conhecimento acadêmico e até a falta da internet para os professores usarem”, informou.
Bustamante revelou que a CAPES prepara vários investimentos para os próximos anos. Com a recriação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, a retomada do Programa Abdias Nascimento volta a democratizar o acesso e a permanência na educação superior e na pós-graduação. “O programa vai ser um grande guarda-chuva para ações voltadas à população indígena, negros, quilombolas e outros”, explicou Mercedes.
Na ocasião, a representante da Fiocruz informou que a instituição apoia a criação de uma Sala de Situação na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru, considerando que compartilham o mesmo território. “Lá eles têm uma universidade bem estruturada, com dados que poderíamos usar aqui, inclusive como objeto de estudo da pós-graduação”, comentou.
Legenda da imagem:
Imagem dentro da matéria:
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, recebe Adele Benzaken, diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane-ILMD/Fiocruz Amazônia
(Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES