Notícias
REUNIÃO
Fapitec: pesquisa para gerar riqueza
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, se reuniu com Ronaldo Guimarães, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec) de Sergipe nesta terça-feira, 05. No encontro, o dirigente da instituição sergipana listou uma série de investimentos estratégicos em pesquisas e formação de pessoal que contribuem para a geração de riqueza no estado.
A Fapitec, que também integra o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação no Semiárido com quatro projetos, financia projetos nas áreas agricultura, tecnologia da informação e exploração de gás natural. Guimarães informou que além dos recursos da CAPES, o estado destina R$ 3,2 milhões às áreas estratégicas da pós-graduação. “Estamos investindo em bolsas de mestrado e doutorado que resultam em produtos tecnológicos”, afirma.
A presidente da CAPES destacou a relevância do trabalho realizado pela Fapitec, tanto em relação ao desenvolvimento socioeconômico de Sergipe quanto para a redução das desigualdades regionais. “Acredito que o investimento na pesquisa e na formação de recursos humanos, como está sendo realizado em Sergipe, é responsável pelo desenvolvimento igualitário das regiões brasileiras”.
Participante da reunião, Flávia Vieira Santos, diretora-técnica da Fapitec, disse que os investimentos prioritários da instituição sergipana estão relacionados “às demandas estaduais para o desenvolvimento em áreas estratégicas, com retorno para a sociedade”. A expectativa, segundo ela, é ampliar a parceria com outros órgãos estaduais para formar uma rede de atuação em outras áreas, como a segurança pública e a educação.
“Saímos extremamente satisfeitos dessa reunião, estreitando o laço de uma relação duradoura com a CAPES, cujo fomento rende bons frutos para o estado. Parabenizo a gestão da professora Cláudia à frente da CAPES e nos colocamos à disposição para novos acordos”, reforçou Ronaldo Guimarães. Também participou do encontro Alex Garcez, diretor administrativo-financeiro da Fapitec.
Legenda da imagem:
Imagem dentro da matéria:
Alex Garcez, diretor administrativo-financeiro da Fapitec, Flávia Vieira Santos, diretora-técnica da Fapitec, Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, e Ronaldo Guimarães, presidente da Fapitec
(Foto: Naiara Demarco CCS/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES