Notícias
EDUCAÇÃO E SAÚDE
Ex-bolsista é premiada por inovar em tratamento antifúngico
A bióloga Vanice Rodrigues Poester foi premiada por constatar um possível uso do antifúngico nicomicina Z como alternativa terapêutica no tratamento da esporotricose. A doença que afeta humanos e animais, está crescendo no Brasil. Poester recebeu o Dr. IRA F. Salkin Memorial Award na categoria de melhor artigo publicado por jovem pesquisador em 2020. O texto integrou o trabalho da gaúcha no doutorado, financiado pela CAPES, cursado na Universidade Federal de Rio Grande (Furg) e finalizado neste ano.
A esporotricose é um tipo de micose subcutânea emergente no País. Os gatos são o principal alvo do Sporothrix , fungo causador da doença. Os felinos a transmitem para os humanos. Em 2020, a esporotricose humana foi incluída na Lista de Doenças de Notificação Compulsória do Brasil. Os sintomas geralmente são leves, como feridas na pele, mas podem chegar a casos mais graves, como falta de ar. É raro, mas a versão pulmonar pode levar à morte.
A doença ainda oferece alguns desafios no tratamento. “Há o período prolongado de administração de medicação diária, dificuldade de administração dessa medicação para gatos, alto custo e efeitos colaterais”, explica Vanice. “Nosso estudo consistiu na avaliação in vitro de um novo antifúngico (nicomicina Z) na inibição das três principais espécies de Sporothrix . Esse medicamento é apontado como promissor no tratamento de outras doenças fúngicas”, continua.
A nicomicina Z inibe a formação de quitina, um componente da parede celular de extrema importância para a sobrevivência da célula fúngica e cujo sítio de ação (enzima quitina sintase) não é encontrado em animais. Nesse sentido, o medicamento atua sem causar danos às células dos mamíferos.
Vanice trabalha com fungos desde a graduação, no Laboratório de Micologia da Faculdade de Medicina da Furg. Recebeu bolsa da CAPES no mestrado e no doutorado no programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da Furg. Mas a importância da Fundação para o trabalho é ainda mais ampla. Em 2019, a médica veterinária Melissa Xavier , pesquisadora da Furg e orientadora de Vanice, passou seis meses nos EUA com bolsa da CAPES de professor-visitante pelo Programa Institucional de Internacionalização ( PrInt ). Nesse período, atuou no California Institute for Medical Research e firmou parceria com os pesquisadores David Stevens e David Larwood. “A realização do estudo premiado só foi possível devido a essa parceria, que se fortalece”, afirma Melissa.
David Stevens é pesquisador do instituto californiano e liderou equipe que conduziu estudos pré-clínicos da avaliação da nicomicina Z para o tratamento de outro tipo de micose. Nesse trabalho, Melissa foi apresentada a David Larwoord, diretor-executivo da Valley Fever Solutions Inc , empresa que produz a nicomicina Z. Dessa interação surgiram as tratativas para teste do fármaco contra os fungos causadores da esporotricose, no laboratório da Furg.
Sobre o prêmio
O
Dr. IRA F Salkin Memorial Award
é concedido pela
International Society for Human and Animal Micology
(ISHAM), organização não governamental vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). São premiados trabalhos publicados na revista científica internacional
Medical Micology
(micologia médica, em livre tradução). O nome presta homenagem a IRA F Salkin, pesquisador morto em 2016 e editor-chefe da publicação entre 2003 e 2015.
Legenda da imagem:
Bióloga e ex-bolsista da CAPES, Vanice Rodrigues Poester
(Foto: Divulgação site FURG)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES