Notícias
RECONHECIMENTO
Ex-bolsista da CAPES é nomeado presidente da ISCM
Em 2024, o engenheiro Marcelo Prado foi nomeado presidente da International Society for Ceramics in Medicine (Sociedade Internacional de Cerâmica em Medicina, ISCM) pela segunda vez. O anúncio aconteceu durante o Bioceramics 34, realizado em Xangai, na China, em 20 de outubro, e reflete o reconhecimento internacional sobre a experiência brasileira no campo das biocerâmicas. A primeira nomeação aconteceu em 2008.
Primeiro latino-americano a ocupar o cargo desde a fundação da sociedade, em 1997, Prado salienta que a nomeação “amplia a visibilidade das pesquisas brasileiras sobre o assunto”. Além disso, a titulação reforça a confiança na infraestrutura e logística do Brasil na organização do simpósio anual da Sociedade Internacional de Cerâmica em Medicina, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, em 2025.
Marcelo Prado é graduado, mestre e doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e realizou parte do doutorado na Universidade de Londres (Queen Mary and Westfield College), com bolsa da CAPES. “Lá, trabalhei ao lado de grandes nomes da área, como os professores William Bonfield e Serena Best, referências mundiais em biocerâmicas”, comenta.
Atualmente, o pesquisador é professor titular no Instituto Militar de Engenharia (IME), onde atua no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciência e Engenharia de Materiais. “O PPG tem feito um esforço enorme para manter o conceito 7 da CAPES e sabemos que, para isso, é importante estarmos em processos de internacionalização”, finaliza Prado.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES