Notícias
Evento sobre programa de engenharias entre Brasil e França acontece esta semana
Tem início às 18h desta quarta-feira, 27, a 5ª edição do Fórum Brafitec, evento que comemora a parceria entre Brasil e França no âmbito das engenharias, o Programa Capes/Brafitec. O encontro acontece no hotel Pestana Rio Atlântica, no Rio de Janeiro. Logo após a abertura, haverá uma palestra proferida pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, com o tema "A cooperação científica e universitária entre o Brasil e a França". A programação de hoje termina com um Coquetel no Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.
Na quinta-feira, 28, haverá ainda, entre outras atividades, uma mesa redonda sobre a importância de uma formação multicultural para o engenheiro do século 21. A programação segue com palestras e reuniões até o dia 29, quando haverá também uma mesa redonda sobre o Balanço e perspectivas do programa Brafitec sob o ponto de vista dos coordenadores de projetos.
O evento é organizado por professores da Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Programa Capes/Brafitec
O Programa Brafitec (Brasil/França Ingénieur Technologie) é uma iniciativa da Capes, do Ministério da Educação (MEC) do Brasil e da Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d'Ingénieurs (CDEFI), com o apoio do Ministère des Affaires Étrangères (MAE) e do Ministère de l'Enseignement Supérieur et de la Recherche (MESR) da França.
O Programa Capes/Brafitec é voltado ao fomento de projetos de cooperação bilateral visando parcerias universitárias na área de Engenharia, por meio do intercâmbio de estudantes de graduação nos dois sentidos e de iniciativas sobre a identificação de semelhanças de estrutura, conteúdos curriculares e metodologias de ensino nos dois países. Alguns dos objetivos da iniciativa são a formação de engenheiros multi-culturais, que saibam respeitar e aprender a forma de diferentes cidadãos viverem e trabalharem. Assim como promover uma aproximação curricular das universidades de cada país e ajudar a dar fim a idéia de colonização.
Para mais informações, acesse o site do evento.