Notícias
Evento reúne pró-reitores na Capes para discutir metas do Pró-Multiplicar
No dia 4, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de 19 instituições de ensino superior se reuniram em Brasília para assinar o termo de compromisso do Programa de Formação de Multiplicadores (Pró-Multiplicar). Durante o evento, houve uma avaliação sobre os resultados obtidos pelo programa no ano passado e foram estabelecidas metas e regras para o funcionamento em 2009.
O Pró-Multiplicar foi criado com o objetivo de suprir as demandas por treinamentos no uso do Portal de Periódicos pelas instituições usuárias e qualificar e estimular estudantes de pós-graduação a utilizarem a ferramenta nas suas pesquisas. "A ideia é simples: motivar as pessoas que usam o Portal a usá-lo cada vez melhor", resumiu o diretor de Programas e Bolsas no País, professor Emídio Cantídio.
Em 2008, oito instituições de ensino superior participaram do Pró-Multiplicar. Elas tiveram 316 bolsistas treinados e aproveitaram o encontro para apresentar os resultados do programa no ano passado. Em 2009, mais 12 instituições se juntaram à iniciativa. Como se trata de um programa de fluxo contínuo, agora são 20 instituições participantes do Pró-Multiplicar. As instituições foram escolhidas após uma seleção realizada pela Capes que seguiu critérios de representatividade regional o interesse demonstrado pelas universidades em participar do programa.
O Pró-multiplicar funciona como um reforço aos treinamentos no uso do Portal de Periódicos. A ideia é que, bolsistas de doutorado da Capes que receberem formados pelo programa passem a atuar na multiplicação dessas informações em suas universidades. Cada doutorando deverá treinar mais dois colegas que, por sua vez, também atuarão como multiplicadores. A meta para 2009 é treinar 500 alunos até o fim do ano.
Envolvimento dos participantes
Segundo a Coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Elenara Edler de Almeida, o envolvimento de todos os participantes é fundamental para o sucesso do Programa. Ela destaca a necessidade de haver um retorno por parte das instituições no sentido de informar a Capes sobre o andamento do Pró-Multiplicar. Elenara acredita que as bibliotecárias têm papel fundamental na divulgação do Programa e do próprio Portal de Periódicos como instrumento de ensino e pesquisa. "Existem ações simples que podem ser feitas e dependem de vocês para tornar o Portal conhecido e treinar as pessoas para o melhor uso da ferramenta, das bases, do que o instrumento tem a oferecer", afirma.
Essa é também a opinião do professor Emídio Cantídio. Segundo ele, a qualidade das informações publicadas no Portal justificam o esforço de divulgação e qualificação no uso da ferramenta feitos nas instituições. "O Portal de Periódicos é um instrumento de alta qualidade e que tem que ser usado. A pessoa que receber o treinamento pelo Pró-Multiplicar terá condições de utilizar o Portal da melhor maneira possível com todas as ferramentas que ele tem a oferecer e o único custo será o de treinar mais dois colegas".
Emídio Cantídio destacou ainda a importância do portal na produção científica brasileira. Segundo ele, a ferramenta permite que os pesquisadores tenham acesso à informação atualizada e de alta qualidade e isso é fundamental para a inserção internacional da ciência brasileira. "Estamos fazendo um esforço para colocar para a comunidade o melhor Portal do mundo. Sabemos que para aumentar ainda mais a produtividade científica do Brasil é preciso o Portal. Afinal, como é que você vai citar os autores papers deste ano sem ter um Portal atualizado, on real time?", completa.
( Fonte: Portal de Periódicos )