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Estudos buscam soluções para evitar a evasão de alunos
A evasão de alunos nas universidades, principalmente nos cursos a distância, é um dos desafios do ensino superior brasileiro. Para evitar o abandono, três grupos estudaram o tema e desenvolveram ferramentas que podem auxiliar as instituições.
O grupo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do pesquisador Ricardo Marcacini, desenvolveu o trabalho com base em dados que a instituição colhe dos estudantes para predizer quais aqueles que correm maior risco de evasão. “A ideia é olhar para comportamentos e padrões de estudantes que já desistiram no passado e ver se os estudantes matriculados estão no grupo de risco de evasão da universidade”.
Na mesma linha, a solução oferecida pelo projeto do professor Luciano Emílio Hack, da Universidade do Estado de Santa Catarina, foi analisar os dados e propor ações motivadoras de imediato com os alunos. “O que propomos no nosso projeto é adaptar a ferramenta para a Universidade Aberta do Brasil”.
O foco dos pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi entender o que gera desânimo nos estudantes de ambientes virtuais. O projeto de Luís Augusto Weber, pesquisador, traçou a correlação entre a evasão e a falta de ânimo nos alunos. “Procuramos criar um modelo para identificar o desânimo e fornecer para o professor indicativos para ele tomar alguma atitude”.
Os projetos foram apresentados no 1º Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância da CAPES. Ao todo, 19 pesquisas para aprimorar o ensino a distância foram financiadas pela CAPES. Todos possuem código aberto para uso.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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