Notícias
PRÊMIO CAPES DE TESE
Estudo sobre urbanização vence Prêmio CAPES de Tese 2021
Pesquisa realizada por Solange Araujo de Carvalho, mestre em Arquitetura e doutora em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) analisou projetos de urbanização em favelas das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O trabalho, intitulado “Entre a Ideia e o Resultado: o papel do projeto no processo de urbanização de uma favela ” foi vencedor do Prêmio CAPES de Tese 2021, na área Arquitetura, Urbanismo e Design .
Os resultados mostraram que as políticas estabelecidas dentro da lógica regulatória do Estado, não impedem que dinâmicas já existentes anteriormente continuem a vigorar após a urbanização. “Uma questão muito importante é que o Estado investe nas favelas, na urbanização das favelas. Mas o Estado, que deveria fazer a gestão desses espaços, se retira e deixa a gestão para os moradores, diferentemente do que acontece no restante da cidade”, ressalta a pesquisadora.
O estudo traz uma reflexão importante sobre a necessidade de revisão das políticas públicas. A construção de um novo pacto urbano, que envolva a parceria da comunidade local e do Estado, ao que tudo indica, poderia ser uma boa solução para o problema. “O Estado se fixaria nestes territórios através da gestão urbana contínua, como em qualquer outro bairro da cidade, mediando com os atores locais as soluções para as transformações sucessivas”, complementa Solange.
Prêmio CAPES de Tese
A
iniciativa
reconhece as melhores teses de doutorado em
cada uma das áreas do conhecimento, que levam à seleção do Grande
Prêmio, oferecido ao melhor trabalho nas grandes áreas de Ciências da
Vida, Humanidades e Exatas. Entre os critérios de escolha estão a
originalidade, o caráter inovador do trabalho e sua relevância para o
desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social. Os prêmios vão
desde o apoio à participação em eventos científicos, a bolsas de estudo
internacionais.
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1:
O trabalho de doutorado, na área Arquitetura, Urbanismo e Design, analisou os pontos positivos e a serem melhorados nos processos de urbanização das favelas
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2:
Solange Araujo de Carvalho, mestre em Arquitetura e doutora em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 3:
Estudo sobre urbanização vence Prêmio CAPES de Tese 2021
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES