Notícias
PRÊMIO CAPES DE TESE
Estudo contribui na redução de custos da pecuária leiteira
A pesquisa de Renata Bretanha Rocha venceu a edição de 2024 do Prêmio CAPES de Tese na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros. Doutora pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), a pesquisadora abordou as características reprodutivas de gado de leite. Com o aumento da inclusão de biotecnologia nas fazendas e o empenho dos produtores para obter animais de alta qualidade genética, o estudo é de grande relevância para a pecuária leiteira, pois auxilia na seleção de animais no rebanho e contribui para ter um produto mais acessível, além de garantir a renda das famílias que dependem dessa atividade. A tese tem como título Phenotypic and genomic analysis of the number of oocytes and embryos of the gir breed.
Fale da sua trajetória acadêmica, da graduação ao doutorado.
Sou formada em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e conclui meu mestrado pela mesma instituição. Nesses dois períodos, foquei em análises moleculares de genes relacionados à adaptabilidade em bovinos de corte. Fiz meu doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde trabalhei principalmente com análises bioestatísticas de dados reprodutivos de gado de leite. Como resultado da minha tese, publiquei cinco artigos acadêmicos, um artigo técnico e quatro tutoriais para ajudar outros pesquisadores.
Sobre o que é a sua pesquisa? Explique o conteúdo da sua tese.
Trabalhei com características reprodutivas de gado de leite, que foram o número de oócitos (células germinais femininas) e de embriões do gado da raça Gir. Como existem poucos estudos explorando essas características reprodutivas, busquei abordar o máximo de pesquisas relacionadas, explorando parâmetros genéticos, corridas de homozigose, assinaturas de seleção, associação genômica ampla, análise de famílias e análise de origem parental. Essas análises permitiram compreender como os produtores podem trabalhar com essas características dentro das fazendas e possibilitaram a identificação de genes em regiões do DNA relacionados com essas características, ampliando o conhecimento sobre a produção de oócitos e embriões.
O que vale destacar de mais relevante na sua pesquisa?
A parte mais relevante na minha pesquisa foram as características estudadas, pois elas são de extrema importância para o gado de leite. Com o aumento da inclusão de biotecnologia nas fazendas e o empenho dos produtores para obter animais de alta qualidade genética, mais produtores tem buscado usar as técnicas de inseminação artificial ao invés da monta natural na reprodução dos animais. Dessa forma, houve um aumento considerável nos últimos anos da produção de embriões in vitro. Considerando que a tendência é continuar aumentando a produção de embriões e, por sua vez, a produção de oócitos, essas características se tornaram de extrema importância na pesquisa agropecuária.
De que forma a sua pesquisa pode contribuir para a sociedade?
Mesmo que o número de oócitos e de embriões bovinos já tenham sido foco de pesquisas anteriores, estas características nunca foram tão aprofundadas quanto neste trabalho. Com a quantidade de resultados obtidos nessa tese, será possível dar um respaldo científico aos produtores de gado de leite, principalmente do Gir, sobre como selecionar os melhores animais para reproduzir nos rebanhos e deixar um maior número de descendentes. Da mesma forma, o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), conduzido pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e pela Embrapa Gado de Leite, poderá incluir essas características na avaliação genética e genômica dos animais da raça Gir. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil é o 4º maior produtor de leite no mundo. A pecuária leiteira nacional tem grande importância no PIB brasileiro e na fixação de muitas famílias no campo. A contribuição de pesquisas na pecuária leiteira favorece o fortalecimento do produto, tornando-o mais barato e ajudando a manter as famílias que vivem dela.
Qual a importância para você de sua tese ter sido escolhida a melhor na área?
É muito significativo receber reconhecimento pela minha pesquisa, e perceber que depois de tanto esforço e dedicação e de todas as publicações obtidas com a minha tese, o trabalho foi reconhecido por meio dessa premiação. Reconheço que existem muitas pesquisas excelentes sendo realizadas na área de Zootecnia/Recursos Pesqueiros, que contribuem para o crescimento da agropecuária no País. Cada pesquisador tem seu mérito escrito e publicado para que futuros pesquisadores possam sempre ter uma base sólida para se apoiar.
Foi bolsista de alguma agência pública? Se sim, de que forma a bolsa contribui para sua formação?
A minha bolsa de estudos de doutorado no Brasil e de doutorado sanduíche no exterior foram do CNPq. Para mim, essa pesquisa não seria possível sem a bola de estudos.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES