Notícias
Estudo aponta substâncias com potencial contra o coronavírus
Pesquisa de bolsista da CAPES é o ponto de partida para testes em laboratório
Três substâncias já aprovadas para uso contra outras doenças apresentam potencial de combate ao vírus SARS-COV-2, causador da COVID-19. Feita a partir de simulações em computador, a pesquisa teve apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e foi publicada na revista Journal of Biomolecular Structure and Dynamics.
O estudo derivou do mestrado de Gabriela Menezes em Ciências Aplicadas à Saúde, na Universidade Federal de Jataí (UFJ). Ela usou métodos in silico (computadorizados) para buscar fármacos que ataquem uma das substâncias mais importantes para a reprodução dos coronavírus, a proteína não estrutural 1 (nsp1). Ausente em seres humanos, esse elemento pode ser um alvo preferencial de novos medicamentos porque remédios contra ele podem ser bem específicos, provocando menos reações adversas no paciente.
Gabriela e seu orientador Roosevelt Alves da Silva testaram como a proteína se comportaria se estivesse dissolvida. “Nosso maior desafio foi o tempo. Como nosso trabalho foi todo desenvolvido a partir de simulações computacionais, ficamos reféns do tempo de processamento das máquinas”, destaca a cientista. A equipe agora faz a triagem de 200 mil moléculas em um banco de dados de compostos naturais com potencial geração de patentes.
Desde o bacharelado em Biomedicina, Gabriela acumulou experiência em epidemias dos chamados flavivírus, como o da zica, febre amarela e dengue. “Sem dúvida, ser bolsista me permite focar de maneira integral na pesquisa, obtendo resultados promissores em um espaço de tempo menor”, reflete a biomédica. “Além disso, a bolsa de iniciação científica da CAPES foi crucial para meu desenvolvimento desde a graduação como pesquisadora. Sem ela não estaria alcançando resultados como hoje”, conclui.
Confira o artigo Identification of potential drugs against SARS-CoV-2 non-structural protein 1 (nsp1).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES