Notícias
MESTRADO ROTEIRISTA
Estudantes desenvolverão habilidades em curso nos EUA
Isabela Santos e Tiago Cunha foram os selecionados para cursar o mestrado profissional em roteiro de audiovisual nos Estados Unidos. O resultado final do Edital nº 3/2023 foi publicado pela CAPES nesta quarta-feira, 13 de setembro. O início das atividades do Programa CAPES/Fulbright Master of Fine Arts in Screenwriting está previsto para agosto de 2024.
“É uma oportunidade incrível e única”, comemorou Isabela. Graduada em Rádio, TV e Internet pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, ela considera os Estados Unidos um lugar de excelência em audiovisual. “Não consigo imaginar uma possibilidade de formação melhor do que essa para a minha área”, destaca, lembrando que não existe mestrado em roteiro no Brasil.
Isabela ressalta ainda a importância do financiamento para os seus estudos. “Não teria condições financeiras de estudar nos Estados Unidos sem a bolsa. Ela diz estar ansiosa para começar as aulas sobre grandes roteiristas, que criaram e escreveram produções premiadas. “Espero desenvolver ainda mais minhas habilidades durante o mestrado e trazer esse conhecimento de volta ao Brasil, contribuindo para o crescimento do nosso mercado”.
Já Tiago, graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), queria fazer esse mestrado desde que saiu da faculdade. “Estou muito empolgado com o que essa oportunidade que vai me proporcionar, nesse ambiente com profissionais experientes, em tempo integral. Será essencial para a minha formação. Sem essa bolsa isso não seria possível”, afirma.
A estadia nos Estados Unidos será de até 21 meses, prorrogáveis por mais 90 dias. A CAPES dará até US$60 mil para cada selecionado. Este valor cobrirá as despesas de anuidade e taxas acadêmicas das universidades norte-americanas. Já a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright) pagará mensalidades, seguros-saúde, passagens de ida e volta e auxílios-instalação.
Sobre o curso
O mestrado profissional de formação de roteiristas nos Estados Unidos é oferecido em parceria com a Comissão Fulbright. Os participantes brasileiros vivenciam experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a competitividade na área, além de complementar a formação técnica e especializada para a produção audiovisual.
A iniciativa oferece formação qualificada de profissionais brasileiros atuantes na área, dá mais visibilidade internacional à produção audiovisual nacional, estreita as relações entre os dois países e propicia aos mestrandos acesso ao maior mercado da área no mundo. Todos os egressos do Programa estão empregados no ramo.
Legenda das imagens:
Banner
:
Imagem ilustrativa
(Foto: iStock)
Imagem 1 e 2
:
Isabela Santos e Tiago Cunha foram os selecionados para cursar o mestrado profissional em roteiro de audiovisual nos Estados Unidos
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES