Notícias
Estudantes aprovados no Pró-Haiti chegam ao Brasil
Chegaram, nos dias 8 e 10 de agosto, os 76 primeiros bolsistas dos 89 aprovados no Programa Emergencial Pró-Haiti em Educação Superior. Fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais (DRI), e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o objetivo do programa é contribuir para a reconstrução do Haiti, país atingido por um terremoto em janeiro de 2010, por meio de apoio a formação de recursos humanos, além de apoiar a reestruturação das instituições de ensino superior (IES) do país.
O acordo também tem a participação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e das universidades federais de São Carlos (UFSCar) e de Santa Catarina (UFSC), instituições nas quais os candidatos aprovados realização seus estudos enquanto estiverem no Brasil.
Modalidade de estudo
Os estudantes selecionados vêm para o Brasil para realização de graduação sanduíche em diversas áreas, com duração de um ano e meio, e depois retornam ao Haiti para finalização do curso. Neste semestre, os alunos farão um curso de português para estrangeiros (CELPE-BRAS) e, depois, cumprirão um ano de disciplinas de seus respectivos cursos. O valor da bolsa concedida pela Capes é de R$ 750 mensais mais uma parcela de R$ 500 de auxílio instalação.
Saiba mais sobre o Pró-Haiti aqui .