Notícias
SNCT
Estande da CAPES desperta interesse pela ciência
Centenas de pessoas visitaram o estande da CAPES ao longo dos cinco dias em que a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) esteve aberta ao público. Ao conversarem com os participantes no último sábado, 9 de novembro, dirigentes da CAPES destacaram a relevância da iniciativa para despertar o interesse de crianças, jovens e adultos para a pesquisa e a valorização do conhecimento.
“Há um número enorme de pessoas aqui na SNCT, discutindo ciência e mostrando para toda a população como é importante a descoberta e a iniciação à ciência”, ressaltou Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES. “Foi um sucesso absoluto. A ciência brasileira está de parabéns”, completou.
A CAPES levou para a SNCT, no Museu da República, em Brasília, um estande interativo com uma exposição tátil e um quiz para estudantes da educação infantil ao ensino médio. Também foram distribuídos brindes aos visitantes. “O motor da ciência é a curiosidade e é muito importante despertar esse interesse. Essa feira é uma oportunidade para que crianças e adolescentes presenciam e interajam com experimentos”, afirmou o diretor de Avaliação da CAPES, Antônio Gomes de Souza Filho.
O diretor de Educação a Distância, Antonio Amorim, chamou a atenção para o fato de a SNCT reunir, no mesmo espaço, políticas públicas governamentais, trabalhos realizados pelos alunos e visitantes de todas as idades interessados em ciência. “É também uma oportunidade de conversar com esses jovens pesquisadores. Eu falei com uma aluna que fez análise de uma planta típica, do lugar que ela mora, que tem o potencial para combate à fome. É muito bom ver essa iniciação à pesquisa”, comentou.
No sábado na SNCT, a presidente da CAPES também participou da entrega de medalhas para os mais de 600 estudantes premiados nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada de Matemática do Distrito Federal, Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e, também, no Programa Caça-Asteroides. A solenidade contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, da diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, do presidente do CNPq, Ricardo Galvão, e do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Capelli; além de representantes do governo do Distrito Federal e coordenadores das Olímpiadas.
O tema da edição de 2024 da SNCT foi “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. O tema foi proposto para “reconhecer, valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros e a riqueza dos conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam”, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pela organização do evento.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES