Notícias
SAÚDE
Erva-mate brasileira tem alta qualidade
Muito consumida no chimarrão, bebida tradicional do Sul, a erva-mate foi estudada por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O trabalho envolveu a análise e a avaliação nutricional do consumo diário da folha que é bastante usada no preparo de chás quentes e gelados. O objetivo da pesquisa foi preparar um banco de dados informando os teores totais dos elementos presentes na planta.
Segundo a engenheira agrônoma e doutora em Solos e Nutrição de Plantas, Eloá Moura Araújo, “Foram determinadas as concentrações de diversos elementos, mais de 20, tanto nutrientes que são essenciais para a saúde humana, como também os que têm o potencial de serem tóxicos”, explica.
Os resultados mostraram que o consumo da erva-mate, produzida e comercializada no sul do País, além de seguro, possui potencial nutricional. “Nós observamos a presença de diversos elementos que são essenciais para os seres humanos e ao mesmo tempo não encontramos resultados muito elevados de elementos que têm potencial de serem tóxicos, como o cádmio, chumbo e arsênio”, conta.
Eloá conta que a pesquisa é muito importante para o Brasil, uma vez que o produto é exportado para países vizinhos como Paraguai e Argentina. “Esse tipo de material é controlado pela legislação do Mercosul e nela são estabelecidos alguns limites de referência de qualidade-limite para cádmio e arsénio. Nós acreditamos que esses limites podem ser revistos, uma vez que a suas concentrações são muito baixas e não causam prejuízos para a saúde dos consumidores”, finaliza.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (iStock.com/Artfully79)
Imagem 1:
Laboratório de análise e extração das amostras dos elementos da erva-mate
(Foto: Arquivo Pessoal)
Imagem 2:
Eloá Moura Araujo , doutora em Solos e Nutrição de Plantas - CAPES/UFPR
(Foto: Arquivo Pessoal)
Imagem 3:
Área de plantio da erva-mate
(Foto: Arquivo Pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES