Notícias
PESQUISA E INOVAÇÃO
Encontro virtual BRAGECRIM/PIPC: inscrições abertas
O Programa BRAGECRIM é uma iniciativa dos governos brasileiro e alemão para projetos de pesquisa sobre manufatura avançada e indústria 4.0
Estão abertas as inscrições para o encontro virtual, 2020 Joint BRAGECRIM - CRI-SCMfg Virtual Annual Meeting . O evento acontece na próxima terça-feira, 29 de setembro. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Fundação Alemã de Pesquisa – DFG ( Deutsche Forschungsgemeinschaft ).
O Programa BRAGECRIM e o recém-criado Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa em Manufatura Conectada e Inteligente (PIPC/CRI-SCMfg) são resultado da parceria entre as agências que, desde 2008, já financiaram 50 projetos de pesquisa. O trabalho de cooperação internacional tem como principal objetivo fortalecer, de forma sustentável, o setor industrial de ambos países, por meio da pesquisa básica e aplicada e do intercâmbio de pesquisadores em todos os níveis.
No encontro serão apresentados os projetos atuais e os recém- encerrados, assim como seus resultados. A reunião possibilita o planejamento de ações conjuntas e o ajuste das iniciativas bilaterais. As vagas são limitadas e os interessados em participar devem encaminhar solicitação de acesso informando nome, e-mail e instituição para o endereço eletrônico de Enzo Morosini Frazzon:
enzo.frazzon@ufsc.br
. A língua do evento é o inglês. Para mais informações, acesse o
link
:
https://www.smartconnectedmanufacturing.de/#
O PROGRAMA
O Programa
Brazilian-German Collaborative Research Initiative on Smart Connected Manufacturing
(BRAGECRIM) é uma parceria dos governos brasileiro e alemão, abrangendo pesquisas na área de manufatura avançada e indústria 4.0. Desta parceria surgiu, em 2018, o Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC), que substituiu o BRAGECRIM.
O novo acordo amplia a cooperação acadêmica entre as instituições de ensino superior e os centros de pesquisa brasileiros e alemães, e entre os pesquisadores e educadores das duas nações. Também contribui para a mobilidade internacional de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e apoia projetos conjuntos desenvolvidos por grupos de ambos os países vinculados ao programa.
A coordenação técnica da iniciativa é exercida, desde 2019, por Enzo Morosini Frazzon professor do Departamento de Engenharia de
Produção e Sistemas, e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pelo lado alemão, é coordenador Michael Freitag professor da Universidade de Bremen.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES