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Encontro do Pibid no IFG reúne bolsistas de cinco campi
Entre os dias 6 e 8 de abril, a cidade Jataí em Goiás foi sede do 1° Encontro do Programa de Iniciação a Docência do Instituto Federal de Goiás (Pibid – IFG), implantado em abril de 2010. Com o objetivo de promover a troca de experiência entre os participantes do programa, o evento reuniu representantes de cinco campi da região: Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Uruaçu e Jataí.
Durante a abertura, o evento contou com a presença da coordenadora institucional do Programa, Nilda Maria de Carvalho, do Diretor Geral do Campus de Jataí, Paulo Henrique de Souza, e do pró – reitor de Pesquisa e Pós- Graduação do IFG, Ruberly Rodrigues de Souza. Nilda e Ruberly falaram sobre os desafios da implementação do programa no Instituto, já Paulo Henrique ressaltou a importância do programa em dar aos futuros professores a experiência prática da docência.
Os estudantes vinculados ao PIBID, assim como os coordenadores de cada subárea, apresentaram os projetos e as impressões iniciais do primeiro ano de trabalho. Para Nilda Carvalho, o objetivo do encontro foi alcançado. "O aprendizado que todos nós, participantes, tivemos foi o mais importante deste primeiro encontro. Os objetivos foram atingidos", avaliou.
Pibid
O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), coordenado por sua Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB), que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
Saiba mais sobre o Pibid.
(com informações do IFG)
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