Notícias
INTERNACIONALIZAÇÃO
Educação pode transformar América Latina, Caribe e África
A CAPES segue trabalhando em uma agenda de internacionalização que envolva países do Hemisfério Sul. Entre os dias 28 e 31 de março, Rui Opperman, diretor de Relações Internacionais, representou a Fundação no Diálogo Inter-regional sobre Educação e Desenvolvimento na América Latina, Caribe e África. Realizado em Buenos Aires, Argentina, o encontro debateu soluções para o avanço sustentável e a prosperidade destes povos e foi organizado pelo Ministério da Educação da Argentina em parceria com a Obreal Global, associação de educação superior e de pesquisa espanhola.
A educação é “uma ferramenta essencial para alcançar a integração solidária entre povos e Estados”. A afirmação, presente em nota do evento, foi a base das discussões do Diálogo. A dinâmica do encontro observou que a internacionalização deve ser baseada numa relação de solidariedade entre os participantes “para a construção do conhecimento, promovendo o diálogo intercultural e respeitando as idiossincrasias e identidades dos países”. Na ocasião foram discutidos assuntos como mudanças climáticas, energia, pesquisa conjunta e ciência aberta, treinamento pessoal e educação para o trabalho, tidos como prioritários para essas regiões.
Em seu discurso, Opperman disse que o Brasil tem como prioridade para a educação o “retorno da cooperação com o mundo e, em especial, com o Sul global”. Como exemplos de ações da CAPES, o diretor citou a consolidação de programas para promover a internacionalização da pesquisa e a formação de redes de intercâmbio, bem como o apoio à formação continuada de professores para a educação básica. E afirmou: “A cooperação Sul-Sul é uma prioridade para nosso governo, que retornou à Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos)”.
Legenda das imagens:
Banner e i
magem 1
:
Rui Opperman, diretor de Relações Internacionais, destacou que a cooperação entre o Brasil e outros países do Sul global é prioridade para o governo
(
Foto: Divulgação)
Imagem 2:
O diretor da CAPES esteve com Jaime Persik, ministro da Educação da Argentina, Oneida Irigon, vice-presidente do Conif, e Cristiano Faria, professor da UFG
(
Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES