Notícias
Edital para desenvolvimento tecnológico da educação seleciona 22 projetos
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga o resultado final do edital nº 3/2015, que convidou as instituições integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para apresentação de propostas para fomento a projetos de inovação com objetivo de contribuir para o desenvolvimento tecnológico da educação no Brasil. Foram aprovados 22 projetos de universidades de todo o Brasil.
Os projetos aprovados são nas áreas de inovação pedagógica, inovação tecnológica e inovação da gestão educacional. As Instituições cujos projetos estão listados deverão enviar os orçamentos detalhados para editalinovacao2015@capes.gov.br no prazo de 30 dias a contar da publicação do resultado, ficando vedada alteração integral ou parcial dos valores informados nos projetos. O gerenciamento da proposta institucional será de responsabilidade do coordenador UAB.
O objetivo do programa é promover a melhoria da qualidade do ensino superior público por meio de métodos e práticas de ensino-aprendizagem inovadores, visando à convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância por meio do fomento de projetos de inovação tecnológica.
UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.
Pelo sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; e os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfHistória) e Ensino de História (ProfHistória).
Acesse o resultado final.