Notícias
Edital de Cooperação Internacional 2009 aproxima países do Sul
Hoje, 5 de dezembro, a Capes lança a edição 2009 do edital de cooperação acadêmica internacional. Este projeto promove o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e estrangeiras de países parceiros do Brasil.
O programa se volta especialmente para aqueles países com os quais o Brasil possui acordo de cooperação, mas que ainda não estabeleceram qualquer mecanismo em conjunto com a Capes. Em todos os casos, se leva em conta o caráter inovador da proposta, a relevância da área acadêmica escolhida; outro fator importante é a viabilidade de projetos mutuamente benéficos, com simetria de participação.
A cooperação consiste em apoio a projetos conjuntos de pesquisa e parcerias que podem icluir missões de trabalho (intercâmbio de professores/pesquisadores) e de estudo (bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado a brasileiros vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu), passagens aéreas, custeio do projeto, seguro-saúde e auxílio-instalação. A equipe brasileira deverá ter pelo menos dois doutores, além do coordenador. Este deve ter título de doutor há pelo menos cinco anos.
Nas propostas, é necessário discriminar os recursos da contrapartida e a concordância, por escrito, da direção da instituição estrangeira participante da cooperação. Deve estar indicada, também, a isenção total de taxas acadêmicas de ambas as partes. Fundamental para sucesso do projeto é a troca de informações científicas, bem como a produção conjunta de documentação especializada e de publicações. Terão preferência programas de pós-graduação avaliados pela Capes com conceitos 5, 6 ou 7.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas ao longo de todo o ano.