Notícias
EAE oferece em São Paulo primeiro curso na área de enfermagem
A estruturação, organização e integração de recursos para o desenvolvimento da pesquisa clínica na enfermagem são grandes desafios no Brasil, apontam especialistas da área. No curso “Avanços Metodológicos da Pesquisa em Enfermagem”, primeiro projeto aprovado na área da enfermagem vinculado à Escola de Altos Estudos (EAE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estes serão os temas abordados. O curso é gratuito e será ministrado por pesquisadores nacionais e internacionais no período de 14 a 25 de março.
Oferecido aos docentes e alunos de pós-graduação da área de enfermagem do estado de São Paulo, o curso é coordenado pelos programas de doutoramento da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP) e da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Com carga horária de 60 horas o curso é reconhecido como disciplina de pós-graduação, conferindo quatro créditos. Será ministrado na EERP-USP, com transmissão para EEUSP.
Os renomados pesquisadores Alba DiCenso e Gordon Guyatt, da McMaster University – Ontario Canada, serão os principais ministrantes do curso. A EAE segue o objetivo de capacitar docentes e alunos de pós-graduação na condução de ensaios clínicos que fundamentem o cuidado na área da saúde e aponta para uma significativa internacionalização.
EAE
A Escola de Altos estudos consiste em atividade de cooperação acadêmica internacional na forma de cursos de curta duração. Parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a EAE se desenvolve com recursos da Capes, que destina até R$ 150 mil para cada curso. O montante é empregado em passagens aéreas, hospedagem e apoio operacional. Todos os cursos são documentados e passam a integrar o acervo da agência.
Os cursos ministrados pelos especialistas estrangeiros têm curta duração e somam créditos para o programa de pós-graduação dos participantes. A Capes incentiva a formação de consórcios entre universidades para ampliar o acesso aos eventos. Quando possível participar via internet ou teleconferência, o curso também deve contabilizar créditos.
Saiba mais sobre a EAE.
(Com informações da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto)