Notícias
Documento assinado entre Brasil e Argentina reforça ações da Capes
As presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da Argentina, Cristina Kirchner, assinaram no dia 31 de janeiro, em Buenos Aires, uma Declaração Conjunta sobre cooperação entre os dois países. Dos diversos temas tratados no documento, está presente a temática da cooperação educacional.
A declaração ressalta a necessidade de fortalecer mecanismos de cooperação visando a formação de professores de português e espanhol. O objetivo é promover parcerias universitárias e financiamento de bolsas de estudo que permitam a estudantes de graduação em letras de um país cursar créditos semestrais ou créditos de verão, com reconhecimento recíproco dos estudos, em instituições universitárias do outro país.
O recente programa da (Capes) Parcerias Universitárias de Graduação em Língua Espanhola e Portuguesa no Mercosul contempla exatamente as necessidades acima. Este programa possibilita o apoio a projetos de parcerias institucionais universitárias nas especialidades de letras, português e espanhol, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio e a prática local destes idiomas, contribuindo assim para melhorar a qualidade do ensino em ambos os países.
Outro parágrafo do documento determina que as respectivas autoridades educacionais ampliem a promoção de mobilidade acadêmica de estudantes e professores universitários de graduação e pós-graduação, por meio de programas de intercâmbio. Neste sentido, a Capes promove há anos programas de cooperação internacional específicos com a Argentina: o Colégio Doutoral, o Programa Capes/MINCyT, o Programa CAPG/BA e o Programa CAFP. Visando ampliar a cooperação com outros países, foi recentemente instituído os Programas de Projetos Conjuntos de Pesquisa e Parcerias Universitárias (Fortalecimento da Pós-Graduação), alem do Programa de Bolsas de Doutorado para Docentes.
Acesse a Declaração Conjunta e conheça outros programas de Cooperação Internacional da Capes.