Notícias
PRODUÇÃO INTELECTUAL
Divulgados os vencedores de premiação sobre infraestrutura
O resultado do Prêmio CAPES/MINFRA de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura , com a lista dos vencedores nas cinco categorias, foi publicado na edição desta quinta-feira, 2 de dezembro, do Diário Oficial da União. Nele, é possível conhecer os nomes dos pesquisadores para os quais a CAPES e o Ministério da Infraestrutura (MInfra) vão distribuir um total R$100 mil em prêmios, divididos igualmente nas seguintes categorias: governança, aviação civil, planejamento, ferrovias e sustentabilidade.
Na primeira categoria, governança, o artigo premiado foi Building relatorial capacities from institutional arrangements: lessons based on the construction of Salvador’s subway system . O autor é Victor Bastos Lima, da Universidade de São Paulo (USP). Em aviação civil, a pesquisadora Ana Beatriz Rebouças Eufrásio, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi a vencedora, com o artigo Are on-time performance statistics worthless? An empirical study of the flight scheduling strategies of Brazilian airlines .
Também da USP foi o vencedor da categoria de planejamento. Renato Oliveira Arbex levou o prêmio pelo artigo Estimating the influence of crowding and travel time variability on accessibility to jobs in a large public transport network using smart card big data . Em ferrovias, a vencedora é Jéssyka Wisnieski Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o artigo The unbundling project applied to the Açailândia–Barcarena rail link in Brazil: why didn’t it work? Já em sustentabilidade, quem levou foi Rafael Silva Capaz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o artigo Mitigating carbon emissions through sustainable aviation fuels: costs and potential .
As categorias ferrovias e sustentabilidade tiveram menções honrosas. Na primeira, foi citado o trabalho The role of welding parameters on the control of the microstructure and mechanical properties of rails welded using FBW , de Luiz Felipe Bauri, da USP. Na segunda, a honraria coube à pesquisadora Fernanda Delborgo Abra, também da USP, pelo artigo Pay or prevent? Human safety, costs to society and legal perspectives on animal-vehicle collisions in São Paulo state, Brazil.
Lançado em agosto , o Edital nº 10/2021 determinava que os artigos deveriam ter sido aceitos e/ou publicados a partir de 1º de janeiro de 2019 por autores em atividade no Brasil. Era preciso, ainda, que fossem parte de trabalhos de conclusão de curso de mestrado ou de doutorado e defendidos no País. O vencedor de cada categoria receberá R$20 mil. A entrega do prêmio está prevista para dezembro.
O Prêmio CAPES/MINFRA de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura é fruto de acordo firmado entre a CAPES e o Ministério da Infraestrutura. O documento prevê, inicialmente, dois editais. O próximo está estimado para 2023. O acordo, por sua vez, derivou de um protocolo de intenções , que estabeleceu uma parceria de três anos entre os dois órgãos. A vigência é de 36 meses, período que pode ser prorrogado desde que o interesse seja manifestado em até 60 dias antes do fim do prazo.
Confira o resultado do Prêmio CAPES/MINFRA de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura.
Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria:
Logotipo criado para o Prêmio CAPES/MINFRA
(Foto:
CCS/CAPES
)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES